Mundo

Rússia propõe construção de oleoduto com a Grécia

Projeto pretende aumentar a influência russa sobre os países da região

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

O presidente russo Vladimir Putin, que realiza uma visita de três dias à Grécia, proporá, nesta segunda-feira (4/9), a construção de um oleoduto de 280 quilômetros ligando o Mar Negro ao norte do Mar Egeu. O projeto será apresentado ao primeiro-ministro grego, Costas Karamanlis, e ao presidente da Bulgária, Georgi Parvanov. De acordo com o jornal britânico Financial Times, o projeto faz parte dos planos de Putin de ampliar a influência da Rússia sobre os países da região.

O oleoduto já havia sido proposto há 12 anos. Na época, sua construção não saiu do papel, porque a Rússia negou-se a dar garantias firmes de que forneceria entre 35 a 50 milhões de toneladas anuais de petróleo para suprir abastecimento. Agora, com a crescente ambição russa de se tornar um fornecedor mundial de petróleo e gás, a postura mudou e a estatal Gazprom-Sibneft pode ser responsável pelo abastecimento do oleoduto.

Segundo representantes do governo grego, os três líderes reunidos hoje em Atenas devem aprovar o projeto, orçado em 1 bilhão de euros - aproximadamente 1,3 bilhão de dólares. Um acordo formal, porém, só deve ser assinado em dezembro.

Outro objetivo de Putin, durante a visita, é dobrar a capacidade de um novo gasoduto de 300 quilômetros. A instalação, que parte da Turquia, deve ser estendida até a Itália, a fim de proporcionar uma rota extra para que a Gazprom escoe sua produção para o oeste europeu.

O projeto é uma parceria entre a Grécia e a Turquia e custou 290 milhões de euros. A linha, cuja conclusão está prevista para outubro, terá capacidade para transportar 11 bilhões de metros cúbicos de gás por ano. O volume realmente transportado, porém, ficará restrito a 3 bilhões de metros cúbicos até que o ramal que chegará à Itália seja finalizado, em 2008.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Trump diz que quer ser 'presidente de todos' e detalha tiro que levou em 1º discurso após atentado

Trump fará 1º comício após ataque neste sábado, em condado decisivo para a eleição

Eleições nos EUA: Trump discursa na Convenção Republicana nesta quinta; assista ao vivo

Eleições nos EUA: Quem são e o que pensam os eleitores republicanos?

Mais na Exame