Mundo

Rússia propõe construção de oleoduto com a Grécia

Projeto pretende aumentar a influência russa sobre os países da região

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

O presidente russo Vladimir Putin, que realiza uma visita de três dias à Grécia, proporá, nesta segunda-feira (4/9), a construção de um oleoduto de 280 quilômetros ligando o Mar Negro ao norte do Mar Egeu. O projeto será apresentado ao primeiro-ministro grego, Costas Karamanlis, e ao presidente da Bulgária, Georgi Parvanov. De acordo com o jornal britânico Financial Times, o projeto faz parte dos planos de Putin de ampliar a influência da Rússia sobre os países da região.

O oleoduto já havia sido proposto há 12 anos. Na época, sua construção não saiu do papel, porque a Rússia negou-se a dar garantias firmes de que forneceria entre 35 a 50 milhões de toneladas anuais de petróleo para suprir abastecimento. Agora, com a crescente ambição russa de se tornar um fornecedor mundial de petróleo e gás, a postura mudou e a estatal Gazprom-Sibneft pode ser responsável pelo abastecimento do oleoduto.

Segundo representantes do governo grego, os três líderes reunidos hoje em Atenas devem aprovar o projeto, orçado em 1 bilhão de euros - aproximadamente 1,3 bilhão de dólares. Um acordo formal, porém, só deve ser assinado em dezembro.

Outro objetivo de Putin, durante a visita, é dobrar a capacidade de um novo gasoduto de 300 quilômetros. A instalação, que parte da Turquia, deve ser estendida até a Itália, a fim de proporcionar uma rota extra para que a Gazprom escoe sua produção para o oeste europeu.

O projeto é uma parceria entre a Grécia e a Turquia e custou 290 milhões de euros. A linha, cuja conclusão está prevista para outubro, terá capacidade para transportar 11 bilhões de metros cúbicos de gás por ano. O volume realmente transportado, porém, ficará restrito a 3 bilhões de metros cúbicos até que o ramal que chegará à Itália seja finalizado, em 2008.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Veja a lista dos convidados de Trump para o 'Conselho de Paz para Gaza'

França rejeita integrar 'Conselho de Paz para Gaza' com condições atuais de Trump

Presidente eleito do Chile enfrenta crise de incêndios florestais, que deixaram 19 mortos

Premiê alemão diz que UE pode impor tarifas recíprocas aos EUA se necessário