Mundo

Rússia proíbe importações de verduras procedentes da União Europeia

Surto de infecção intestinal seria a causa do bloqueio comercial

A Rússia já tinha proibido as importações de verduras procedentes de Espanha e Alemanha no dia 30 de maio (Wikimedia Commons)

A Rússia já tinha proibido as importações de verduras procedentes de Espanha e Alemanha no dia 30 de maio (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de junho de 2011 às 20h30.

Moscou - A Rússia anunciou a proibição a partir desta quinta-feira das importações de verduras procedentes de todos os países da União Europeia (UE), após o surto de uma infecção intestinal que, segundo avaliação inicial das autoridades alemãs, teria sido causado por pepinos espanhóis.

"A partir de hoje entra em vigor a proibição da importação de verduras da União Europeia. Todas as verduras produzidas na UE serão retiradas do mercado em todo o território russo", afirmou Gennady Onishchenko, chefe sanitário russo, à agência "Interfax".

Onishchenko se refere ao surto de uma variante da bactéria intestinal "E. coli Enterohemorrágia", que causou 16 mortes na Alemanha.

A autoridade russa reiterou ainda que desde o início do surto da infecção ficou claro que não foram os pepinos da Espanha a causa do problema.

Em 30 de maio, a Rússia proibiu as importações de verduras procedentes de Espanha e Alemanha, e na ocasião Onishchenko advertiu que a proibição afetaria verduras de toda a UE se a situação não mudasse.

Acompanhe tudo sobre:ComércioTrigoAlimentaçãoÁsiaEuropaImportaçõesComércio exteriorUnião EuropeiaRússia

Mais de Mundo

Netanyahu exige desmonte da capacidade nuclear do Irã em nova rodada de negociações

"Preocupante", diz Rubio sobre relatório que aponta toxina de rã na morte de Navalny

Trump anuncia mais de US$ 5 bilhões do Conselho de Paz para reconstrução de Gaza

Irã propõe benefícios econômicos aos EUA em acordo nuclear e negocia suspensão de sanções