Mundo

Rússia não deve usar o gás como ferramenta política

Segundo porta-voz da Comissão Europeia, seria do interesse de todos que o gás não seja usado como "ferramenta política"

Um manifestante pró-russo olha por seus binóculos perto da entrada de prédio da administração de Donetsk (Maks Levin/Reuters)

Um manifestante pró-russo olha por seus binóculos perto da entrada de prédio da administração de Donetsk (Maks Levin/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de abril de 2014 às 13h39.

Bruxelas - A Rússia não deve usar o fornecimento de gás para a Europa como uma "ferramenta política", disse hoje a porta-voz da Comissão Europeia, Pia Ahrenkilde Hansen.

"Nossa mensagem foi clara: é do interesse de todos que a energia não seja utilizada como uma ferramenta política", afirmou Hansen.

Ontem, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que o fornecimento de gás para a Ucrânia pode ser cortado a menos que Kiev pague suas dívidas, uma iniciativa que, segundo ele, pode colocar em risco as entregas de gás para a Europa. Em carta aos líderes europeus, Putin afirmou que a Ucrânia precisa imediatamente lidar com suas dívidas crescentes com a estatal de gás russa Gazprom ou arrisca a interrupção do fornecimento "total ou parcial".

Sabine Berger, porta-voz do chefe de Energia da UE, Guenther Oettinger, disse que, por enquanto, o fornecimento de gás à UE provenientes da Rússia é "normal e estável, e esperamos que todos os lados respeitem o seu compromisso". Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCrise políticaDiplomaciaEuropaGásPolíticaRússia

Mais de Mundo

Payroll: EUA cria 256 mil vagas em dezembro, muito acima da previsão do mercado

Coreia do Sul: autoridades tentam prender ex-presidente e chefe da segurança de Yoon renuncia

Colômbia manterá relações com Venezuela, mas não reconhece reeleição de Maduro

Regulamentar conteúdo nocivo na internet 'não é censura', diz ONU