Mundo

Rússia manterá fornecimento de sistemas de defesa à Síria

Segundo o governo russo, o contrato de entrega de sistemas de defesa antiaérea ao país será mantido

Um avião Yak 130 em apresentação no Farnborough International Airshow: o governo russo afirma não violar "nenhuma de suas obrigações internacionais" (Adrian Dennis/AFP)

Um avião Yak 130 em apresentação no Farnborough International Airshow: o governo russo afirma não violar "nenhuma de suas obrigações internacionais" (Adrian Dennis/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de julho de 2012 às 10h40.

Moscou - A Rússia continuará entregando sistemas de defesa antiaérea à Síria, anunciou nesta quarta-feira o diretor-adjunto do serviço federal de cooperação militar, Viatcheslav Dzirkaln, citado pela agência de notícias Interfax.

"Seguiremos cumprindo com o contrato de entrega de sistemas de defesa antiaérea", disse o responsável, destacando que são equipamentos "de natureza exclusivamente defensiva".

"Não se pode dizer de nenhuma maneira que aplicamos um embargo sobre o fornecimento de técnicas militares à Síria", acrescentou Dzirkaln.

Também disse que a Rússia seguirá cumprindo com "os contratos assinados desde 2008 sobre a reparação dos helicópteros" fornecidos a esse país.

Esse responsável assegurou que, fazendo isso, a Rússia não viola "nenhuma de suas obrigações internacionais".

Especialistas russos consideraram em junho, após a destruição de um F-4 turco em águas do litoral sírio, que o incidente mostrava a eficácia dos sistemas de defesa antiaérea russos com os quais a Síria se equipou.

Aliada desde a época soviética do regime de Damasco, a Rússia recebeu nos últimos dias vários líderes da oposição síria.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaAviõesDiplomaciaEuropaRússiaSíriaTransportesVeículos

Mais de Mundo

Proposta do governo Milei pede redução da maioridade penal para 13 anos na Argentina

Putin diz que Rússia deveria produzir mísseis de médio alcance, proibidos por tratado da Guerra Fria

ONG denuncia 46 prisões políticas durante campanha eleitoral na Venezuela

Governadora Gretchen: quem é a democrata cotada para substituir Biden contra Trump

Mais na Exame