Mundo

Rússia faz alerta à Ucrânia contra integração com Otan

País afirma que tentativas anteriores de Kiev de aproximar-se do bloco prejudicaram os laços com Moscou


	Soldado da Otan: governo russo alertou que os futuros laços econômicos entre Moscou e Kiev "vão depender profundamente das ações que a Ucrânia tomar em sua política externa"
 (Massoud Hossaini/AFP)

Soldado da Otan: governo russo alertou que os futuros laços econômicos entre Moscou e Kiev "vão depender profundamente das ações que a Ucrânia tomar em sua política externa" (Massoud Hossaini/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de abril de 2014 às 11h41.

Priorizar nos meus resultados Google

Moscou - A Rússia fez um alerta à Ucrânia nesta terça-feira contra a integração com a Otan, afirmando que tentativas anteriores de Kiev de aproximar-se do bloco prejudicaram os laços com Moscou e provocaram problemas entre o governo russo e a aliança militar.

"(Tentativas anteriores) levaram ao congelamento dos contatos políticos russos-ucranianos, a dores de cabeça entre Otan e Rússia... e a divisões da sociedade ucraniana", disse o Ministério das Relações Exteriores russo, ao mesmo tempo em que chanceleres dos países-membros da Otan se reuniam em Bruxelas.

O governo russo alertou que os futuros laços econômicos entre Moscou e Kiev "vão depender profundamente das ações que a Ucrânia tomar em sua política externa".

A declaração demonstra a sensibilidade das relações entre Moscou e a Otan, sua adversária na Guerra Fria, e a Ucrânia, com quem os laços com a Rússia se deterioram desde a deposição do presidente ucraniano pró-Moscou Viktor Yanukovich como presidente em 22 de fevereiro.

Moscou considera a Ucrânia, uma ex-república soviética, como parte de sua tradicional esfera de influência e quer uma cláusula de neutralidade incluída na Constituição da Ucrânia para impedir que o país ingresse na Otan.

A Ucrânia tentou entrar na Otan durante o regime do presidente Viktor Yushchenko entre 2005 e 2010.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaOtanRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Do homem mais rico da Ásia à prisão perpétua: quem é o fundador da Evergrande

Fundador da Evergrande é condenado à prisão perpétua com US$ 330 bi em dívidas

Por que soldados ainda são essenciais para os EUA na era dos drones e da IA

EUA lideram na IA, mas adoção pode virar o jogo na disputa com a China