Mundo

Rússia diz que não vetará resolução da ONU sobre Coreia do Norte

O diplomata russo apontou que Moscou introduziu uma série de emendas no texto e espera que "finalmente se chegue a um documento aceitável para todos"

Kim Jong-un: o Conselho de Segurança da ONU acrescentou o caso da Coreia do Norte à agenda de sua reunião (KCNA/Handout/Reuters)

Kim Jong-un: o Conselho de Segurança da ONU acrescentou o caso da Coreia do Norte à agenda de sua reunião (KCNA/Handout/Reuters)

E

EFE

Publicado em 2 de junho de 2017 às 08h31.

São Petersburgo - O vice-ministro de Assuntos Exteriores da Rússia, Guennadi Gatilov, antecipou nesta sexta-feira que seu país não vetará uma nova resolução do Conselho de Segurança da ONU com sanções à Coreia do Norte pelo seu programa balístico e nuclear.

"Não vamos vetá-la", disse Gatilov à imprensa nos corredores do Expoforum, onde é realizado o Fórum Econômico de São Petersburgo.

O diplomata russo apontou que neste momento estão sendo discutidos alguns elementos da resolução e que Moscou, que introduziu uma série de emendas no texto, espera que "finalmente se chegue a um documento aceitável para todos".

"Partimos da base de que a resolução será aprovada", sublinhou.

O Conselho de Segurança da ONU tinha programada para hoje uma reunião para estudar a situação na Costa do Marfim, mas posteriormente acrescentou à agenda o caso da Coreia do Norte.

O máximo órgão de decisão da ONU está há semanas negociando uma possível resolução para impor novas sanções ao regime de Pyongyang pelos testes armamentísticos que vem realizando.

Acompanhe tudo sobre:Conselho de Segurança da ONUCoreia do NorteMísseisRússia

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal