Mundo

Rússia critica charge de Charlie Hebdo sobre acidente de avião

"A caricatura da 'Charlie Hebdo' está fora da lei e da moral humana", disse a vice-presidente da Câmara dos Deputados da Rússia

Charge de Charlie Hebdo faz sátira de acidente de avião russo (Charlie Hebdo/Reprodução)

Charge de Charlie Hebdo faz sátira de acidente de avião russo (Charlie Hebdo/Reprodução)

E

EFE

Publicado em 29 de dezembro de 2016 às 08h54.

Última atualização em 29 de dezembro de 2016 às 08h55.

Moscou - Várias autoridades da Rússia fizeram fortes críticas nesta quinta-feira à caricatura publicada pela revista satírica francesa "Charlie Hebdo" por causa do acidente do avião militar russo que caiu no domingo no Mar Negro com 92 pessoas a bordo, sem que houvesse sobreviventes.

"A caricatura da 'Charlie Hebdo' está fora da lei e da moral humana. É extremismo que nada tem a ver com o jornalismo e a arte", disse a vice-presidente da Duma de Estado, a Câmara dos Deputados da Rússia, Irina Yarovaya.

A caricatura da polêmica publicação francesa apresenta o avião em plena queda e um cantor do grupo de música e dança Alexandrov do exército russo - que perdeu 64 de seus integrantes no acidente - entoando um grito "a-a-a-a-a", e com uma inscrição que diz: "o repertório do coral do Exército Vermelho se amplia".

"Se esta criação é uma expressão dos autênticos valores ocidentais, seus portadores e defensores estão condenados, pelo menos, a ficarem sozinhos no futuro", reagiu à caricatura o porta-voz do Ministério da Defesa, Igor Konashenkov.

O Tu-154 militar russo caiu nas águas do Mar Negro instantes após decolar do aeroporto da cidade de Sochi, onde fez uma breve escala para reabastecer combustível.

A bordo da aeronave estavam 64 integrantes do grupo Alexandrov, nove jornalistas, oito militares, oito tripulantes, dois funcionários e a renomada médica Elizaveta Glinka, que presidia uma fundação humanitária.

Os artistas militares viajavam à Síria para participarem de uma apresentação de Ano Novo na base área de Khemeimim, em Latakia, no litoral do país árabe, onde a Rússia mantém um grupo de aviões de guerra.

Charge de Charlie Hebdo faz sátira de acidente de avião russo que caiu em 26/12/2016

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-aviaoAviõesFrançaRevistasRússia

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia