Mundo

Rússia construirá ponte até a Crimeia por US$ 3 bilhões

Rússia construirá uma ponte entre seu território e a península da Crimeia, anunciou o presidente Vladimir Putin

O presidente russo, Vladimir Putin, preside uma reunião com membros de seu governo: "precisamos de uma ponte para os automóveis e para o trem" (ALEXEY DRUZHININ/AFP)

O presidente russo, Vladimir Putin, preside uma reunião com membros de seu governo: "precisamos de uma ponte para os automóveis e para o trem" (ALEXEY DRUZHININ/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de março de 2014 às 14h04.

Moscou - A Rússia construirá uma ponte entre seu território e a península da Crimeia, anunciou nesta quarta-feira o presidente Vladimir Putin, e seu governo avaliou o projeto em 3 bilhões de dólares.

"Precisamos de uma ponte para os automóveis e para o trem", ressaltou Putin diante do Conselho de Ministros, segundo a agência Interfax.

A travessia do estreito de Kertch, que tem 4,5 km de distância em sua parte mais estreita, entre o mar de Azov e o mar Negro, a leste da Crimeia, é a única forma, além do avião, de chegar à península a partir do território russo sem passar pela Ucrânia.

Uma balsa une atualmente as duas margens. Os trens circulam pelo território ucraniano, indicou o ministro dos Transportes, Maxime Sokolov.

Ele afirmou que também estava sendo estudada a possibilidade de cavar um túnel.

Segundo o ministro, citado pela Interfax, o projeto conta com um orçamento total de 3 bilhões de dólares (2,16 bilhões de euros). Não foi informado quais estruturas estavam incluídas neste orçamento.

Uma autoridade local declarou no início do mês que o projeto de ponte terá 7,5 km de comprimento. O primeiro-ministro russo, Dimitri Medvedev, assinou um decreto ao confiar a gestão a um grupo público de BTP. O preço evocado na época era de 24 bilhões de rublos (470 milhões de euros).

A Crimeia, um território do sul da Ucrânia com maioria de língua russa, proclamou sua independência após a mudança de poder em Kiev, e aprovou com 97% dos votos em um referendo no domingo sua incorporação à Rússia, denunciada pelas potências ocidentais.

O presidente Vladimir Putin assinou na terça-feira o tratado através do qual este território integra a Federação da Rússia.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosÁsiaEuropaRússiaCrise políticaUcrâniaVladimir PutinCrimeia

Mais de Mundo

Trump condiciona reconstrução de Gaza a desarmamento "total e imediato" do Hamas

Netanyahu exige desmonte da capacidade nuclear do Irã em nova rodada de negociações

"Preocupante", diz Rubio sobre relatório que aponta toxina de rã na morte de Navalny

Trump anuncia mais de US$ 5 bilhões do Conselho de Paz para reconstrução de Gaza