Mundo

Roma calcula prejuízos depois de protestos violentos

Reparos de ônibus públicos, ruas e calçadas custarão pelo menos 1 milhão de euros

O primeiro-ministro Silvio Berlusconi (direita) e o chefe da diplomacia Franco Frattini discutem a situação financeira italiana (Alberto Pizzoli/AFP)

O primeiro-ministro Silvio Berlusconi (direita) e o chefe da diplomacia Franco Frattini discutem a situação financeira italiana (Alberto Pizzoli/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de outubro de 2011 às 10h32.

Roma - A capital italiana calcula os prejuízos um dia após manifestantes terem transformado uma marcha pacífica contra a crise financeira global em violentos confrontos, incendiando veículos e quebrando calçadas, vitrines de lojas e bancos.

O prefeito da capital italiana, Gianni Alemanno, afirmou hoje a repórteres que os reparos de ônibus públicos, ruas e calçadas custarão pelo menos 1 milhão de euros (US$ 1,4 milhão).

Protestantes encapuzados se infiltraram ontem em uma marcha de dezenas de milhares de pessoas preocupadas com o sofrimento causado pela crise financeira mundial.

Os manifestantes, alguns usando máscaras de gás, arrancaram paralelepípedos e pedra das calçadas e ruas para arremessar contra a polícia e os edifícios, bem como quebraram janelas e vitrines com martelos. A polícia revidou com jatos d'água e gás lacrimogêneo.

Os protestantes também invadiram uma igreja, arrancaram um crucifixo da parede e destruíram uma estátua da Virgem Maria. O prefeito de Roma os classificou como "animais." As informações são da Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaEuropaItáliaPaíses ricosPiigsPolítica no BrasilProtestos

Mais de Mundo

Programa espacial soviético colecionou pioneirismos e heróis e foi abalado por disputas internas

Há comida nos mercados, mas ninguém tem dinheiro para comprar, diz candidata barrada na Venezuela

Companhias aéreas retomam gradualmente os serviços após apagão cibernético

Radiografia de cachorro está entre indícios de esquema de fraude em pensões na Argentina

Mais na Exame