Mundo

Rohani diz a Putin que Genebra 2 fracassará sem o Irã

Presidente do Irã, Hassan Rohani advertiu o russo Vladimir Putin, que conferência Genebra 2 sobre a Síria fracassará se seu país não participar


	Hassan Rohani: Rohani disse que a conferência internacional "fracassará antes de ocorrer" se não forem incluídos "elementos influentes" na região
 (AFP)

Hassan Rohani: Rohani disse que a conferência internacional "fracassará antes de ocorrer" se não forem incluídos "elementos influentes" na região (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 13h20.

Teerã - O presidente do Irã, Hassan Rohani, advertiu em uma conversa telefônica com seu equivalente russo, Vladimir Putin, que a conferência Genebra 2 sobre a Síria "fracassará" se seu país não for incluído na lista de participantes.

Segundo um comunicado publicado no site oficial da presidência, Rohani disse a Putin que a conferência internacional "fracassará antes de ocorrer" se não forem incluídos "elementos influentes" na região, em referência à República Islâmica do Irã.

O presidente iraniano acrescentou que seu país está disposto a colaborar com a Rússia na luta contra o terrorismo, enquanto Putin ressaltou que o Irã deve participar "como jogador principal" na conferência.

Os dois presidentes também falaram sobre o pacto de Genebra, estipulado em novembro entre Irã e o Grupo 5+1, pelo qual Teerã se comprometeu a reduzir temporariamente seu programa nuclear em troca de um levantamento também temporário de algumas das sanções internacionais.

Sobre a questão, Rohani disse que "alguns países que estão tentando buscar desculpas e criar problemas no processo das negociações devem respeitar seus compromissos e evitar impor restrições que significariam um distanciamento de sua boa vontade inicial".

O Congresso dos Estados Unidos tentou aprovar novas sanções econômicas ao Irã. As equipes técnicas das duas partes se reunirão hoje em Genebra para tentar acertar uma data para a implementação do Plano de Ação assinado em novembro nesta mesma cidade.

Acompanhe tudo sobre:Hassan RohaniPolíticosSíriaVladimir Putin

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua