Mundo

Rio Grande do Sul sofre com chuvas e estiagem

Devido ao La Niña, parte do estado sofre com a seca e parte enfrenta chuvas fortes

O fenômeno La Niña é responsável pelas mudanças no clima gaúcho (Dominique Faget/AFP)

O fenômeno La Niña é responsável pelas mudanças no clima gaúcho (Dominique Faget/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de janeiro de 2011 às 17h09.

Brasília – O Rio Grande do Sul vive situações distintas. Enquanto o Sul e o Sudoeste enfrentam a seca. O litoral norte está debaixo d’agua.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul decretou na manhã de hoje (27) mais um município em situação de emergência por causa da estiagem. Tavares é a 15ª cidade que sofre com a falta de chuva no estado gaúcho, enquanto que 50 decretaram situação de emergência por conta das fortes chuvas.

“São esperados 150 milímetros [de chuva] que podem acontecer em um período curto ou em apenas cinco dias. O que traz uma preocupação ainda maior à população, uma vez que o solo se encontra encharcado, causando alagamentos e deslizamento de terra”, disse o meteorologista do Centro de Meteorologia Aplicada do Rio Grande do Sul, Glauco Freitas.

Segundo Freitas, o fenômeno La Niña é o grande responsável pela situação distinta no estado, onde municípios sofrem com a estiagem, enquanto outros enfrentam graves problemas devido às chuvas. “O que ocorre é que o aquecimento no Oceano Atlântico está mais alto, causando aquecimento e umidade, promovendo as fortes chuvas. Por outro lado, o La Niña enfraquece correntes de jato fazendo com que não ocorra umidade, favorecendo a estiagem em algumas regiões”.

Acompanhe tudo sobre:Aquecimento globalClimaDesastres naturaisEnchentesRio Grande do Sul

Mais de Mundo

Incêndio florestal na Califórnia destruiu área maior do que a de Los Angeles

Blinken preocupado com 'ações provocativas' da China nas imediações de Taiwan

Após críticas de Trump, FBI confirma que ele foi ferido por uma bala

Exército de Israel ordena novas evacuações no sul de Israel

Mais na Exame