Mundo

Reunião sobre direção do Senado termina sem acordo

Partidos de oposição, PSDB e DEM discordam da distribuição de cargos na mesa diretora e nas principais comissões

Álvaro Dias disse que o PSDB ainda vai se reunir para decidir quais comissões deseja comandar (José Cruz/Agência Brasil)

Álvaro Dias disse que o PSDB ainda vai se reunir para decidir quais comissões deseja comandar (José Cruz/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de fevereiro de 2011 às 14h19.

Brasília - Terminou há pouco, sem consenso, a reunião entre líderes da base governista e da oposição para o preenchimento dos cargos da Mesa Diretora do Senado e das presidências das comissões permanentes. O DEM reivindica a presidência da Comissão de Agricultura, uma suplência na Mesa Diretora e a administração da Ouvidoria da Casa. O PSDB propôs a troca da Comissão de Infraestrutura, que lhe é de direito por deter a terceira indicação para a escolha das comissões, por duas outras.

Os líderes da base aliada se reunirão, agora, para analisar as propostas apresentadas pelo DEM e PSDB. O líder do PT, Humberto Costa (PE), confirmou que ainda não há acordo. "O problema é que o PSDB só abre mão da Comissão de Infraestrutura se tiver mais uma comissão. Às 16 horas, as lideranças retomam as discussões já com um posicionamento das respectivas bancadas.

O líder Álvaro Dias (PSDB-PR), afirmou que "o PSDB quer o respeito ao tamanho da sua bancada". Com base no critério da proporcionalidade, no qual o número de indicações depende do tamanho de cada bancada, os tucanos teriam o direito de fazer a terceira escolha. Pela ordem de importância das comissões, essa indicação seria para a Comissão de Infraestrutura.

É com base nesse critério que o PSDB deseja trocar com os aliados governistas a Comissão de Infraestrutura por duas outras comissões. Se a base aliada aceitar, terá que abrir mão da presidência de uma das comissões que caberiam aos partidos governistas. Segundo Álvaro Dias, a bancada do PSDB se reunirá antes da retomada das negociações para decidir as comissões que deseja comandar.

Acompanhe tudo sobre:CongressoDemocratas (DEM)Oposição políticaPartidos políticosPolíticaPolítica no BrasilPSDB

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame