Mundo

Réu parece cochilar durante debate em Guantánamo

Khalid Sheikh Mohammed aparentemente cochilou durante debate sobre a aplicabilidade da pena de morte em seu processo


	Khalid Shaikh Mohammed, acusado pelos EUA de ter partcipado dos atentados de 11 de setembro
 (U.S. Forces/Wikimedia Commons)

Khalid Shaikh Mohammed, acusado pelos EUA de ter partcipado dos atentados de 11 de setembro (U.S. Forces/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de agosto de 2013 às 21h41.

Base Naval da Baía de Guantánamo - Khalid Sheikh Mohammed, apontado como suposto mentor dos atentados de 11 de setembro de 2001 nos EUA, aparentemente cochilou na quarta-feira durante um obscuro debate sobre a aplicabilidade da pena de morte no processo ao qual ele e quatro outros réus estão sendo submetidos.

Tratava-se literalmente de uma questão de vida ou morte, mas o debate de pouco avançou sobre outras audiências preliminares feitas na base naval norte-americana de Guantánamo, encravada em Cuba.

Mohammed acordou antes das 5h para ser levado da sua cela até o tribunal militar. Vestindo colete camuflado sobre uma túnica branca, ele a certa altura da audiência descansou a cabeça sobre as mãos e pareceu "pescar", antes de voltar a acompanhar a leitura dos documentos judiciais.

Desde 2012 os advogados dos réus contestam a aplicabilidade da pena de morte nesse processo, alegando que seus clientes não tiveram a oportunidade de apresentar provas atenuantes. Na quarta-feira, a discussão se centrou em colher ou não o depoimento de dois consultores jurídicos envolvidos na decisão.

Acompanhe tudo sobre:TerrorismoAtaques terroristasPaíses ricosEstados Unidos (EUA)Terroristas11-de-Setembro

Mais de Mundo

Secretário dos EUA sugere a cubanos que construam 'nova Cuba' proposta por Trump

Fifa monitora surto de Ebola no Congo antes da Copa do Mundo 2026

Irã ameaça ampliar guerra para além do Oriente Médio após Trump cogitar novos ataques

AIEA alerta para risco de liberação radioativa em ataques a usinas nucleares