Mundo

Resultado de teste de estresse dos bancos europeus sairá dia 2

Aix-En-Provence, França - O resultado dos testes que irão revelar se os bancos europeus estão aptos a lidar com crises econômicas, entre outros abalos, será publicado em 23 de julho, informou a ministra da Economia da França, Christine Lagarde, no domingo. Agentes de fiscalização do setor bancário na Europa estão aplicando os testes de estresse […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de julho de 2010 às 09h49.

Aix-En-Provence, França - O resultado dos testes que irão revelar se os bancos europeus estão aptos a lidar com crises econômicas, entre outros abalos, será publicado em 23 de julho, informou a ministra da Economia da França, Christine Lagarde, no domingo.

Agentes de fiscalização do setor bancário na Europa estão aplicando os testes de estresse com o objetivo de elevar a confiança no setor, enquanto os bancos se recuperam da crise financeira para enfrentar uma maior pressão por apertos monetários mais rigorosos, maiores impostos e regulação adicional.

"Vocês verão em breve o número de bancos que serão submetidos ao teste de estresse e terão um melhor entendimento dos critérios exatos que aplicamos e da forma rigorosa como o sistema foi testado, depois, em 23 de julho, o resultado do teste será divulgado", disse Lagarde a jornalistas, nos bastidores de uma conferência.

"E vocês verão que os bancos europeus estão sólidos e saudáveis", acrescentou. Questionada sobre os bancos franceses, ela disse: "Não estou preocupada com os meus bancos".

Simulações de testes aplicadas por analistas mostraram que KBC, Banco Nacional da Grécia, Commerzbank, Credit Agricole e Dexia tiveram resultado pior em relação a grandes rivais, mas não chegaram a atingir níveis de perigo.

Acompanhe tudo sobre:BancosEuropaFinançassetor-financeiroUnião Europeia

Mais de Mundo

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia

Novo líder da Síria promete que país não exercerá 'interferência negativa' no Líbano