Mundo

Dois candidatos republicanos desistem de campanha nos EUA

Governador de Nova Jersey e ex-executiva da HP deixaram a disputa interna do partido para concorrer à presidência dos EUA


	Carly Fiorina, ex-presidente-executiva da HP: única republicana mulher na disputa pela candidatura à presidência nos EUA anunciou que não está mais no páreo
 (Brian Snyder/Reuters)

Carly Fiorina, ex-presidente-executiva da HP: única republicana mulher na disputa pela candidatura à presidência nos EUA anunciou que não está mais no páreo (Brian Snyder/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de fevereiro de 2016 às 20h12.

Washington - O governador de Nova Jersey, Chris Christie, e a ex-executiva do setor privado Carly Fiorina estão encerrando as suas campanhas nas prévias republicanas de 2016, reduzindo a quantidade de candidatos enfrentando o empresário Donald Trump pelo direito de concorrer nas eleições presidenciais norte-americanas de 8 de novembro.

Um importante assessor confirmou à Reuters nesta quarta-feira que Christie deixaria a disputa, um dia depois de o sexto lugar do combativo republicano nas prévias de New Hampshire ter levantado dúvidas sobre a viabilidade da sua candidatura.

Fiorina, ex-executiva-chefe da Hewlett-Packard, afirmou no Facebook nesta quarta-feira que ela suspenderia a sua campanha. A única mulher na corrida republicana ficou em sétimo em New Hampshire.

Os demais rivais de Trump, a maioria deles do mainstream republicano, vão provavelmente se beneficiar das desistências, que deixam sete pré-candidatos do partido numa disputa que já teve 17.

Christie havia colocado muito dos recursos da sua campanha em New Hampshire e considerava chave um bom desempenho nas prévias locais. Ele ganhou somente cerca de 7 por cento dos votos na terça-feira, apesar de uma performance agressiva num debate no último fim de semana.

Trump, um magnata bilionário do setor imobiliário e ex-estrela de um reality show na TV, tem dominado a campanha republicana e venceu com facilidade as primárias de New Hampshire na terça-feira, numa onda de rechaço dos eleitores a políticos tradicionais.

O senador Bernie Sanders, de Vermont, um socialista democrático, derrotou a ex-secretária de Estado Hillary Clinton na disputa democrata no Estado.

O governador republicano de Ohio, John Kasich, ficou em segundo nas primárias republicanas em New Hampshire, seguido pelo senador Ted Cruz, o ex-governador da Flórida Jeb Bush e o senador Marco Rubio.

Os resultados indicam a quantidade razoável de eleitores descontentes com a recuperação econômica lenta, a imigração e o lugar dos EUA no mundo.

Acompanhe tudo sobre:Eleições americanasEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Sanções impostas à Venezuela pelos EUA podem aumentar crise migratória

Ex-presidente da Argentina cobra posicionamento de Lula sobre eleições na Venezuela

Eleições na Venezuela: CNE declara Maduro vencedor e Caracas tem protestos nas ruas

Israel promete resposta 'dura' após ataque atribuído ao Hezbollah no Golã

Mais na Exame