Exame Logo

Repórter fuma maconha ao lado do presidente Mujica; assista

Em reportagem sobre legalização da maconha no Uruguai, repórter canadense fuma droga enquanto conversa com presidente, que dá lição de moral ao jornalista. Veja vídeo

Repórter canadense, Krishna Andavolu, fuma maconha com o presidente uruguaio Mujica ao fundo: "Se você precisa de drogas para ser livre, então você está frito", diz o mandatário (Reprodução/ Vice)
DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2014 às 08h33.

São Paulo - Um repórter da edição canadense da revista Vice aparece em vídeo fumando maconha ao lado do presidente uruguaio José Mujica. A gravação (que pode ser vista abaixo) faz parte de uma reportagem que está sendo produzida pela publicação sobre a legalização da droga no país - primeiro do mundo a dar este passo.

O repórter Krishna Andavolu aparece acendendo um cigarro de maconha na fazenda de Mujica, que parece se divertir com a situação, mas dá sua lição.

"Se você precisa de drogas para ser livre, então você está frito", diz o presidente uruguaio no vídeo. "A liberdade tenho na cabeça ou não a tenho", completa.

Segundo a Vice, o encontro tinha como objetivo "fumar um e falar sobre a meta do presidente de uma galinha em cada panela, um carro em cada garagem, e seis plantas de cannabis por família".

Veja o vídeo:

http://player.ooyala.com/iframe.js#pbid=YjMwNmI4YjU2MGM5ZWRjMzRmMjljMjc5&ec=11OGp5bDrTxUKXCNLYuuizwmOgw27OFE

Legalização

Em dezembro do ano passado, o Uruguai se tornou o primeiro país do mundo a criar uma lei que regula o mercado da maconha. Antes, o consumo da droga no país era permitido, mas não sua produção e venda.

A lei ainda não entrou em vigor, mas quando entrar, o governo uruguaio controlará toda a cadeia produtiva da droga: cultivo, colheita, produção, venda e consumo.

Mujica diz que passar a regulamentação para as mãos do Estado é uma alternativa na luta contra o narcotráfico que, segundo ele, é uma "batalha perdida no mundo todo e há muito tempo".

Veja também

São Paulo – O Uruguai fez história no dia 10 de dezembro ao se tornar o primeiro país do mundo a legalizar toda a cadeia da maconha, de seu plantio até o seu consumo, passando pela venda e distribuição. A medida tomada pelo governo uruguaio é ousada e vai na contramão do restante do mundo. Em alguns países, o consumo da droga é descriminalizado, mas sua produção não é legal. Já na maioria deles, toda a cadeia é ilegal. Confira a seguir a situação da droga em 10 países:
  • 2. Uruguai

    2 /10(REUTERS/Andres Stapff)

  • Toda a cadeia produtiva da droga foi legalizada: plantio, cultivo, distribuição, venda e consumo. Um órgão do governo regulamentará o mercado. Somente farmácias autorizadas poderão vender a maconha. Clientes cadastrados poderão comprar até 40 gramas por mês. Para consumo próprio, uruguaios poderão plantar até seis pés de maconha. O governo estima que a grama de maconha será vendida a um dólar.
  • 3. Brasil

    3 /10(NELSON ALMEIDA/AFP/Getty Images)

    Venda, transporte e cultivo são ilegais. A posse é ilegal, mas descriminalizada. Se o cidadão tem a posse da droga em pequena quantidade, para consumo próprio, não sofrerá reclusão ou prisão, mas poderá receber advertências e ter de prestar serviços comunitários, por exemplo. Já portar maconha ou cultivar a planta em grandes quantidades é considerado tráfico de drogas, crime punido com multa e prisão.
  • 4. Estados Unidos

    4 /10(David McNew/Getty Images)

    Cada estado americano tem autonomia para criar suas próprias leis. A posse e o consumo próprio é legal nos estados de Washington e Colorado e na cidade de Portland, em Maine. Em outros estados, como Michigan, Novo México e Montana, a posse e consumo é legal apenas para fins medicinais. Ela é totalmente ilegal em estados como Oklahoma, Alabama, Texas e Utah.
  • 5. Holanda

    5 /10(Uriel Sinai/Getty Images)

    A maconha é vendida com autorização somente em estabelecimentos autorizados, chamados de “coffee shops”. A posse é ilegal, mas não criminalizada, assim como o transporte. O cultivo para uso pessoal é permitido, mas não para comercialização paralela àquela tolerada nos estabelecimentos previamente autorizados.
  • 6. Coreia do Norte

    6 /10(Justin Sullivan/Getty Images)

    A Coreia do Norte é, talvez, o país mais fechado do mundo, é extremamente militarizado e não costuma hesitar na hora de punir com a pena de morte os criminosos e os opositores do governo. Com as drogas, a repressão não é diferente. Não são toleradas. Contudo, a maconha não é considerada uma droga por lá. Como não há leis sobre seu consumo, não há como falar que ela é ilegal ou legal. A maconha é chamada de “ip tambae” e é vista como uma erva de fumo normal, como o tabaco. É plantada e consumida livremente. Vários turistas relatam ver pés de maconha na beira das estradas e seu consumo na capital Pyongyang. Há relatos, também, de que os soldados são os principais consumidores da erva, pois o governo incentiva o uso para que eles relaxem.
  • 7. Irã

    7 /10(Christopher Furlong/Getty Images)

    Cultivar a planta cannabis não é ilegal se o propósito for alimentar: as sementes são consumidas pelos iranianos. O óleo das sementes também é vendido. Já o consumo para outros propósitos não é permitido.
  • 8. Espanha

    8 /10(PABLO PORCIUNCULA/AFP/Getty Images)

    O cultivo da planta em propriedades privadas, para uso pessoal, não é ilegal. A posse em pequenas quantidades não é criminalizada. Já o transporte e venda é enquadrado como tráfico e a punição pode chegar a seis anos de prisão.
  • 9. Portugal

    9 /10(Gilles Mingasson/Getty Images)

    Posse e transporte em pequenas quantidades é ilegal, mas descriminalizado. Se a quantidade ultrapassa 25 gramas, o caso não é mais visto como de consumo próprio, sim de tráfico, o que é ilegal. Em 2001, Portugal se tornou o primeiro país a descriminalizar o consumo de todas as drogas. O usuário é visto como doente crônico e recebe tratamento do governo.
  • 10. Agora conheça 10 apertos de mãos históricos

    10 /10(Chip Somodevilla/Getty Images)

  • Acompanhe tudo sobre:América LatinaDrogasJosé MujicaMaconhaUruguaiVídeosVídeos de mundo

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Mundo

    Mais na Exame