Mundo

Relatório da ONU indica que Irã cumpre acordo nuclear

O documento aponta que o Irã possui 102 quilos de urânio enriquecido, cerca da metade do limite permitido pelo acordo

Irã: o país possui urânio enriquecido a um nível baixo, não nos níveis mais altos que permitiriam o uso em armas atômicas (Getty Images/Getty Images)

Irã: o país possui urânio enriquecido a um nível baixo, não nos níveis mais altos que permitiriam o uso em armas atômicas (Getty Images/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 24 de fevereiro de 2017 às 22h11.

Viena - A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) da Organização das Nações Unidas emitiu um relatório, segundo o qual o Irã tem respeitado um acordo que impôs controles sobre o programa nuclear do país.

O documento, obtido pela Associated Press, aponta que o Irã possui 102 quilos de urânio enriquecido, cerca da metade do limite permitido pelo acordo.

Além disso, o país possui urânio enriquecido a um nível baixo, não nos níveis mais altos que permitiriam o uso em armas atômicas.

O urânio de baixo enriquecimento é empregado para gerar energia em reatores e outros fins pacíficos. Com o enriquecimento mais elevado, ele pode servir para abastecer uma ogiva nuclear.

O acordo, que entrou em vigor há pouco mais de um ano, se concentra em limitar o programa nuclear iraniano. Teerã insiste que não almeja produzir armas nucleares.

Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:AIEAEnergia nuclearIrã - País

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal