Mundo

Reino Unido publica livro branco com objetivos para o Brexit

O documento reflete os 12 pontos chave na estratégia britânica para abandonar o bloco comum, já adiantados por Theresa May

Brexit: em seu discurso, May defendeu uma ruptura "clara e nítida" com a UE (Christopher Furlong/Getty Images)

Brexit: em seu discurso, May defendeu uma ruptura "clara e nítida" com a UE (Christopher Furlong/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 2 de fevereiro de 2017 às 10h39.

Última atualização em 2 de fevereiro de 2017 às 12h21.

Londres - O governo britânico apresentou nesta quinta-feira o livro branco sobre o "Brexit", no qual ressalta "o interesse mútuo" do Reino Unido e a União Europeia (UE) em manter um acordo comercial "o mais livre e com menos atritos possível".

O documento, apresentado ao parlamento pelo ministro encarregado da saída da UE, David Davis, reflete os 12 pontos chave na estratégia britânica para abandonar o bloco comum, já adiantados pela primeira-ministra, Theresa May, em 17 de janeiro.

O livro também indica que "interessa a ambas as partes construir uma nova aliança estratégica, com um acordo comercial livre e abrangente e um novo acordo alfandegário".

Em declaração perante a Câmara dos Comuns para apresentar o texto, de 77 páginas, Davis afirmou que o livro branco fortalece a visão exposta por May "de um Reino Unido independente e verdadeiramente global".

O encarregado do "Brexit" confirmou que a estratégia do Executivo será "guiada" pelos 12 princípios anunciados por May, a fim de conseguir uma "nova aliança, positiva e construtiva, entre o Reino Unido e a UE, que resulte no interesse mútuo".

"É do interesse do Reino Unido que a União Europeia tenha sucesso tanto em nível político como econômico. E por isso encaramos a negociação com um espírito de boa vontade para trabalhar em prol de nosso benefício mútuo", ressaltou.

Nesta linha, o ministro também pediu aos outros 27 países da UE e às instituições europeias a se guiarem nas futuras negociações pelos "os princípios detalhados nos Tratados da UE, relativos a um alto nível de cooperação internacional e boa vizinhança".

Davis esclareceu que o governo de Londres não tem a intenção de publicar detalhes sobre seus planos para o "Brexit" que possam "minar" sua posição negociadora, mas prometeu uma extensa participação do parlamento e um "alto nível de envolvimento cidadão" na medida em que o processo for avançando.

"Este documento estabelece nosso plano para conseguir a nova e sólida aliança que queremos construir com a UE", disse.

Com o título "Saída do Reino Unido e nova aliança com a União Europeia", o livro branco foi divulgado um dia após o projeto de lei que permitirá ao governo iniciar as negociações com Bruxelas ser aprovado com grande maioria em seu primeiro trâmite parlamentar.

Acompanhe tudo sobre:BrexitReino UnidoUnião Europeia

Mais de Mundo

Exército sudanês recupera cidade-chave controlada por paramilitares

Extrema direita alemã expõe seus planos radicais às vésperas das eleições

Procurador responsável por investigações contra Trump renuncia

México vai enviar reforços aos EUA para combate incêndios em Los Angeles