Mundo

Regime sírio disparou mísseis Scud contra rebeldes, diz Otan

O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, classificou esta ação de "ato de desespero"

Sírios mostram o local supostamente destruído pela aterrissagem de um míssil Scud em Darret Ezza em 13 de dezembro
 (Herve Bar/AFP)

Sírios mostram o local supostamente destruído pela aterrissagem de um míssil Scud em Darret Ezza em 13 de dezembro (Herve Bar/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de dezembro de 2012 às 10h28.

Bruxelas - O regime sírio disparou recentemente mísseis Scud contra os rebeldes sírios, indicou nesta sexta-feira o secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, que classificou esta ação de "ato de desespero".

"Posso confirmar que detectamos o lançamento de mísseis de tipo Scud. Lamentamos profundamente este ato. Eu o considero um ato de desespero de um regime a ponto de entrar em colapso", disse Rasmussen. Uma fonte próxima à Otan indicou que os últimos lançamentos foram detectados na quinta-feira.

A utilização deste tipo de mísseis por parte do regime de Bashar al-Assad reflete a "necessidade de proteger e defender de forma eficaz a Turquia", disse.

A pedido de Ancara, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) autorizou no início de dezembro a mobilização na Turquia de mísseis terra-ar Patriot capazes de interceptar os mísseis terra-terra que o exército do presidente sírio possui.

O mandato inicial aprovado pela Otan prevê uma mobilização destes mísseis pelo período de um ano, até janeiro de 2014, mas se a situação em terra exigir este período pode ser estendido.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasOtanSíria

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame