Mundo

Recuperação ambiental deve custar R$ 1,1 bi à Petrobras

Empresa fez acordo com o governo do Rio de Janeiro para controlar a poluição de uma refinaria no estado

Refinaria Duque de Caxias: acordo permite que a licença do local seja renovada (Divulgação/Petrobras)

Refinaria Duque de Caxias: acordo permite que a licença do local seja renovada (Divulgação/Petrobras)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de agosto de 2011 às 12h46.

Rio de Janeiro - A Petrobras se comprometeu com o governo do Estado do Rio de Janeiro a gastar R$ 1,1 bilhão, nos próximos anos, no controle da poluição, na modernização das edificações e unidades e na melhoria do controle ambiental das operações da Refinaria Duque de Caxias (Reduc), em Duque de Caxias, na região metropolitana do Rio.

O termo de ajustamento de conduta (TAC) será assinado pela petroleira em duas semanas, informou a Secretaria Estadual do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro. Segundo o secretário Carlos Minc, ex-ministro do Meio Ambiente no segundo governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele é fundamental para que seja renovada a licença de funcionamento da refinaria.

O objetivo do governo é fazer com que a Petrobras diminua as emissões poluentes na atmosfera e os despejos de resíduos na Baía de Guanabara, que passa nos fundos da Reduc.

Integram o acordo com a secretaria a construção, pela Petrobras, de uma estação de tratamento de esgotos no Rio Irajá, vizinho à refinaria e com alto grau de poluição por cargas orgânicas. A estatal também se comprometerá a financiar o replantio dos manguezais do Rio Estrela, abundantes antes da criação da Reduc e hoje devastados pelos poluentes industriais.

A destinação do lixo também será regulado pelo TAC. A Petrobras concordou com a proposta governamental de enviar todos os rejeitos que forem recicláveis a associações de catadores de lixo da Baixada Fluminense.

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústriaIndústria do petróleoIndústrias em geralPetrobrasPetróleoPoluiçãoPreservação ambiental

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia