Mundo

Reconstrução de usina no Japão custará o equivalente ao PIB

A usina sofreu explosões e vazamentos em decorrência do terremoto seguido por tsunami, em 11 de março de 2011


	Fukushima: os acidentes nucleares provocaram prejuízos à economia japonesa, pois alimentos produzidos na região foram proibidos ao consumo 
 (AFP/Air Photo Service/Ho/Arquivo)

Fukushima: os acidentes nucleares provocaram prejuízos à economia japonesa, pois alimentos produzidos na região foram proibidos ao consumo  (AFP/Air Photo Service/Ho/Arquivo)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2012 às 08h05.

Brasília – A Tepco, empresa gestora da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do Japão, calcula que gastará 100 bilhões de euros na reconstrução total da central.

A usina sofreu explosões e vazamentos em decorrência do terremoto seguido por tsunami, em 11 de março de 2011. Os acidentes nucleares provocaram prejuízos à economia japonesa, pois alimentos produzidos na região foram proibidos ao consumo e populações inteiras retiradas da área.

“Nós precisamos discutir com o governo as necessidades, considerando que há vários cenários”, disse o presidente da empresa gestora, Kazuhiko Shimokobe. Para garantir a reconstrução da usina, a companhia informou que precisa da ajuda do governo japonês.

Na economia do Japão - a terceira do mundo, depois dos Estados Unidos e da China -, 100 bilhões de euros correspondem a 2% do Produto Interno Bruto (PIB). O governo ainda se esforça para retomar a normalidade.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaDesastres naturaisJapãoUsinas nuclearesUsinas

Mais de Mundo

Eleição em Portugal: como o resultado afetará os imigrantes brasileiros?

O que a supermaioria de Sanae Takaichi no Japão significa para o mundo

Pop Mart leva Labubu ao Festival das Lanternas de Xangai no Ano Novo Chinês de 2026

China define metas para tornar Xangai um centro global de combustíveis verdes até 2030