Mundo

Reconquista de Aleppo é importante para fim da guerra, diz Putin

"Temos que fazer o que for possível para que os combates parem em todo o território sírio", disse o presidente russo

Vladimir Putin: o regime sírio anunciou na quinta-feira à noite a retomada do controle de toda a cidade de Aleppo (Sergei Karpukhin/Reuters)

Vladimir Putin: o regime sírio anunciou na quinta-feira à noite a retomada do controle de toda a cidade de Aleppo (Sergei Karpukhin/Reuters)

A

AFP

Publicado em 23 de dezembro de 2016 às 09h29.

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta sexta-feira que a reconquista total da cidade de Aleppo pelo exército sírio é um "passo muito importante" para a solução da guerra na Síria.

"A libertação de Aleppo dos elementos radicais é um passo muito importante para a normalização completa (da situação) na Síria e, espero, no conjunto da região", declarou Putin, citado pelas agências russas, em uma reunião com o ministro da Defesa do país, Serguei Shoigu.

"E esta operação (de reconquista de Aleppo) terminou, sobretudo em sua fase final e no aspecto humanitário, com a participação e a influência direta, para não dizer decisiva, de nossos soldados", completou.

"Temos que fazer o que for possível para que os combates parem em todo o território sírio. Em qualquer caso é o que tentamos conseguir", disse.

O regime sírio anunciou na quinta-feira à noite a retomada do controle de toda a cidade de Aleppo, a segunda maior cidade do país, em sua maior vitória ante os rebeldes desde o início da guerra em 2011. O triunfo militar foi possível graças ao apoio da Rússia e do Irã.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasRússiaSíriaVladimir Putin

Mais de Mundo

Economia da Alemanha está em recessão pelo segundo ano consecutivo

CPI: inflação dos EUA acelera e tem alta anual de 2,9% em 2024

Israel e Hamas trocam acusações sobre atraso em acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza

Cuba promete libertar 553 presos depois de EUA aliviar sanções