Mundo

Reconquista de Aleppo é importante para fim da guerra, diz Putin

"Temos que fazer o que for possível para que os combates parem em todo o território sírio", disse o presidente russo

Vladimir Putin: o regime sírio anunciou na quinta-feira à noite a retomada do controle de toda a cidade de Aleppo (Sergei Karpukhin/Reuters)

Vladimir Putin: o regime sírio anunciou na quinta-feira à noite a retomada do controle de toda a cidade de Aleppo (Sergei Karpukhin/Reuters)

A

AFP

Publicado em 23 de dezembro de 2016 às 09h29.

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta sexta-feira que a reconquista total da cidade de Aleppo pelo exército sírio é um "passo muito importante" para a solução da guerra na Síria.

"A libertação de Aleppo dos elementos radicais é um passo muito importante para a normalização completa (da situação) na Síria e, espero, no conjunto da região", declarou Putin, citado pelas agências russas, em uma reunião com o ministro da Defesa do país, Serguei Shoigu.

"E esta operação (de reconquista de Aleppo) terminou, sobretudo em sua fase final e no aspecto humanitário, com a participação e a influência direta, para não dizer decisiva, de nossos soldados", completou.

"Temos que fazer o que for possível para que os combates parem em todo o território sírio. Em qualquer caso é o que tentamos conseguir", disse.

O regime sírio anunciou na quinta-feira à noite a retomada do controle de toda a cidade de Aleppo, a segunda maior cidade do país, em sua maior vitória ante os rebeldes desde o início da guerra em 2011. O triunfo militar foi possível graças ao apoio da Rússia e do Irã.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasRússiaSíriaVladimir Putin

Mais de Mundo

G20: EUA reafirmam compromisso em fortalecer Ucrânia contra escalada russa

Xi Jinping chega ao Brasil para fortalecer relações bilaterais com Lula

Brasil assina acordo para trazer gás natural da Argentina ao mercado brasileiro

No RJ, presidente chinês afirma que mundo adentra um 'período de turbulência e mudança'