Manifestantes protestam contra o governo sírio ( REUTERS/Giath Taha)
Da Redação
Publicado em 23 de março de 2013 às 14h00.
Os rebeldes sírios conquistaram neste sábado uma importante base aérea da província de Deraa, no sul do país, perto da Jordânia, depois de duas semanas de combates conra as tropas leais ao presidente Bashar al Assad, informou a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
Segundo a fonte, os combatentes da oposição ligados ao grupo jihadista Frente al Nosra, a Brigada Yarmuk (do Exército Sírio Livre) e outros grupos se apoderaram da base aérea 38 perto da cidade de Saida, em uma estrada que une Damasco com Amã.
Os rebeldes venceram a batalha depois de 16 dias de combates. Ao menos sete insurgentes morreram durante o assalto final. Dezenas de pessoas detidas no acampamento foram libertadas.
Um vídeo amador, postado na internet pelo OSDH, mostra o corpo ensanguentado e mutilado de um oficial identificado como Mahmud Darwich.
Os ativistas postaram outro vídeo que mostra os prisioneiros sendo libertados.
A Comissão Geral da Revolução Síria (CGRS), uma rede de ativistas no terreno, informou da captura de um posto de controle na cidade de Sahem al Golan, também na província de Deraa.
Um vídeo mostra dois tanques e vários veículos militares tomados pelso rebeldes. "Juro ante Deus que acabaremos contigo, Bashar", assegura um rebelde no vídeo.