Mundo

"Rasputina" pagou tratamento estético para presidente sul-coreana

Investigadores descobriram que Choi Soon-sil pagou tratamentos estéticos anti-envelhecimento para a presidente afastada da Coreia do Sul

Choi Soon-sil, a Rasputina da Coreia do Sul: faturas comprovam ligação entre a acusada e a presidente afastada do país (Korea Pool/Reuters)

Choi Soon-sil, a Rasputina da Coreia do Sul: faturas comprovam ligação entre a acusada e a presidente afastada do país (Korea Pool/Reuters)

E

EFE

Publicado em 28 de dezembro de 2016 às 07h52.

Seul - Choi Soon-sil, conhecida como a "Rasputina" da Coreia do Sul, pagou vários tratamentos estéticos para sua amiga íntima e presidente do país, Park Geun-hye, segundo revelou hoje o comitê parlamentar que investiga o escândalo de corrupção em torno do governante.

Choi pagou supostamente 1,13 milhão de wons (US$ 936.360) a uma clínica de tratamentos antienvelhecimento de Seul entre 2011 e 2014 por 27 serviços prestados à presidente, afirmou o deputado Hwang Young-cheul, membro do citado comitê.

Estas transações trazem novas provas sobre a relação entre ambas, uma trama de extorsões e tráfico de influência que levou o parlamento a destituir a presidente, afirmou Hwang em entrevista à agência sul-coreana "Yonhap".

As faturas às quais teve acesso o comitê parlamentar incluem um total de 29 tratamentos para Soon-sil e para sua irmã, Choi Soon-deuk, que os assinaram com pseudônimos como "VIP", "Presidente Park" e "Azul", o que poderia ser uma alusão à Casa Azul (nome que recebe o escritório presidencial sul-coreana).

Os investigadores estão tentando determinar a natureza dos pagamentos, que se acrescentariam às peças de roupa e bolsas que Choi presenteou a Park e que poderiam representar crimes de suborno.

A "Rasputina sul-coreana", atualmente na prisão, é acusada de ter intervindo em assuntos de Estado, apesar de não ocupar cargo público algum e de haver extorquido empresas para obter somas em dinheiro que teria se apropriado parcialmente, entre outras acusações.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do SulCorrupçãoImpeachment

Mais de Mundo

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país