Quem é Donald Trump? Bilionário tenta obter 2º mandato como presidente
Empresário disputa a Presidência dos Estados Unidos pela terceira vez, neste pleito contra a democrata Kamala Harris
Repórter de macroeconomia
Publicado em 5 de novembro de 2024 às 06h00.
Uma das principais figuras da política americana nas últimas décadas, Donald Trump disputa em 2024 sua terceira eleição presidencial seguida. Ele venceu em 2016, quando disputou um cargo público pela primeira vez, perdeu a reeleição em 2020 e agora tenta voltar à Casa Branca.
Nesta terceira candidatura, que o tornou o republicano mais velho a concorrer à Presidência, aos 78 anos, os discursos anti-imigrantes e de protecionismo econômico que o alçaram, em 2016, seguem presentes. Dessa vez, há a promessa de deportação em massa de milhões de imigrantes ilegais, de aumentar tarifas de importação e de cortar impostos.
Trump é réu em vários processos criminais, que incluem a tentativa de reverter de forma ilegal o resultado das eleições presidenciais de 2020. Neste ano, ele foi condenado por fraude fiscal. A sentença deverá sair após as eleições.
Em julho, o republicano foi alvo de uma tentativa de assassinato. Durante um comício na Pensilvânia, ele foi baleado na orelha por um atirador, e sobreviveu.
Ataque a tiros contra Trump
Quem é Donald Trump?
Donald John Trump nasceu em 14 de junho de 1946, na cidade de Nova York. Ele era filho de um empresário do setor imobiliário, que construiu muitas casas e prédios na cidade. Ele estudou economia em Wharton e depois passou a trabalhar com os negócios do pai, ainda nos anos 1970.
Trump foi expandindo os negócios da família para outros setores, como hotéis de luxo e cassinos, e passou a colocar seu nome em negócios variados, o que o trouxe fama a partir dos anos 1980. Após problemas financeiros na década seguinte, o empresário voltou aos holofotes em meados dos anos 2000, quando fez sucesso com o reality show O Aprendiz.
Nos anos seguintes, Trump começou a fazer críticas ao então presidente Barack Obama. Com o tema, ganhou espaço em programas de TV e, com isso, acabou entrando na política. Ele foi eleito presidente dos EUA em 2016, com uma campanha baseada no combate à imigração e com o lema de "tornar a América grande de novo".
Em seu governo, Trump adotou medidas duras contra imigrantes, que depois foram derrubadas na Justiça. Na pandemia, ele adotou postura negacionista, de combate às medidas de proteção, como o isolamento social. Ele perdeu a reeleição em 2020, para Joe Biden, mas não reconheceu o resultado e convocou seus apoiadores a lutar. Parte deles invadiu o Congresso, em 6 de janeiro de 2021, para tentar impedir a certificação do resultado.
Após deixar o cargo, Trump foi alvo de vários processos na Justiça, por temas variados, como sua participação nos atos de 6 de janeiro, desvio de documentos e fraude fiscal. Apesar disso, ele conseguiu manter o controle do partido e obter a nomeação em 2024 praticamente sem competição interna.
Se vencer a eleição, Trump não poderá se reeleger. A lei americana determina que uma mesma pessoa possa ter apenas dois mandatos como presidente.
Como funciona a eleição nos EUA?
- Entenda como funciona todo o processo, das primárias à posse
- Qual é o dia das eleições nos Estados Unidos em 2024?
- Resultado das eleições nos EUA: quando vai sair e por que deve demorar dias?
- A 'guerra dos sexos' que pode definir a eleição entre Kamala e Trump
- O que acontece se houver empate no Colégio Eleitoral?