Mundo

Quebra-gelo chinês se liberta de gelo polar

Quebra-gelo chinês preso no gelo no Ártico conseguiu se libertar nesta terça

O navio quebra-gelo chinês Xue Long (c): vento do oeste ajudou o navio a se libertar do gelo polar (Jessica Fitzpatrick/AFP)

O navio quebra-gelo chinês Xue Long (c): vento do oeste ajudou o navio a se libertar do gelo polar (Jessica Fitzpatrick/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de janeiro de 2014 às 09h07.

Pequim - Um quebra-gelo chinês preso no gelo no Ártico conseguiu se libertar nesta terça-feira aproveitando as condições meteorológicas favoráveis, indicou a imprensa chinesa.

Um vento do oeste ajudou o "Xue Long" (Dragão das neves) a se libertar do gelo polar que o impedia de navegar, indicou o jornal The China Daily.

A embarcação ficou presa ao tentar ajudar um navio russo que também ficou bloqueado.

"A embarcação já conseguiu sair da zona em que estava bloqueado" e está a caminho das águas nas quais poderá navegar livremente, inciou a agência oficial Xinhua.

O vento de oeste ajudou no deslocamento dos blocos de gelo que prendiam o navio chinês, três vezes mais espessos do que os que a embarcação é capaz de partir, segundo Xinhua.

O helicóptero do "Xue Long" resgatou na quinta-feira passada os passageiros do navio russo "Akademik Chokalskiï", bloqueado desde 24 de dezembro 100 km a leste da base francesa Dumont d'Urville.

Mas o navio chinês acabou caindo na mesma armadilha. Equipado com um salão de esportes, cinema e mesas de ping-pong, o "Xue Long" tinha suprimentos suficientes até abril e água doce até o mês que vem.

Acompanhe tudo sobre:AntárticaÁsiaChinaNaviosTransportes

Mais de Mundo

Kamala Harris será candidata? Veja as 3 questões que vão definir isso

Eleições Venezuela: cinco pontos importantes para entender o contexto econômico e político do país

Eleições da Venezuela acontecem no domingo, em meio a ameaças e esperança de mudança

Eleições Venezuela: Quem é Edmundo González, principal candidato da oposição contra Nicolás Maduro

Mais na Exame