Que tal recarregar seu laptop com energia das plantas?

São Paulo – A ideia que parece ter saído de um filme de ficção científica é parte de um produto-conceito inovador chamado “Moss Table”, ou Mesa Musgo, em tradução livre. Em exposição no Salão de Design de Milão, o projeto baseia-se na biotecnologia fotovoltaica (BPV, na sigla em inglês) que aproveita o excedente de energia gerada no processo de conversão natural da luz realizado pelas plantas - a fotossíntese - para gerar energia.

A base da mesa, onde ficam potinhos de musgos, conta com uma variedade de dispositivos BPV que captam a energia desperdiçada na fotossíntese e geram energia suficiente para abastecer um pequeno relógio digital. De acordo com os designers Alex Driver e Peralta Carlos, a mesa produz 520 Joules de eletricidade por dia – o que representa a energia consumida em apenas 20 segundos por um laptop. No entanto, ressaltam os designers, o intrigante nesta tecnologia não é o que ela pode fazer atualmente, mas o que ela promete para o futuro.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.