Mundo

4 homens são presos por envolvimento no caso 'The News of the World'

Esses indivíduos estão agora sendo interrogados como suspeitos de 'corrupção, ajudar e instigar a má conduta em uma repartição pública e conspiração'

O jornal 'The News of the World', do magnata Rupert Murdoch, está sendo investigado devido às escutas ilegais de telefones de ricos e famosos para obter informações exclusivas (Justin Sullivan/Getty Images/AFP)

O jornal 'The News of the World', do magnata Rupert Murdoch, está sendo investigado devido às escutas ilegais de telefones de ricos e famosos para obter informações exclusivas (Justin Sullivan/Getty Images/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de janeiro de 2012 às 18h24.

Londres - Quatro homens, entre eles um policial, foram presos neste sábado por sua relação com os supostos subornos realizados por jornalistas a agentes no caso das escutas ilegais do jornal 'The News of the World', informou a Scotland Yard.

A Polícia Metropolitana de Londres disse que os detidos, homens com idades entre 29 e 56 anos, foram presos entre 4h e 6h no horário de Brasília.

O homem de 29 anos, um agente de um departamento de vigilância territorial da Polícia Metropolitana, foi detido em seu local de trabalho, uma delegacia no centro de Londres, segundo afirmou a fonte. Dois dos outros homens foram detidos no condado de Essex e o terceiro em uma localidade do norte de Londres.

Esses indivíduos estão agora sendo interrogados como suspeitos de 'corrupção, ajudar e instigar a má conduta em uma repartição pública e conspiração'. O porta-voz da Scotland Yard explicou que esta operação está relacionada com pagamentos suspeitos feitos a policiais.

Essas novas detenções acontecem dentro da chamada 'Operação Elveden', que investiga possíveis subornos a agentes, e se desenvolve de forma paralela à pesquisa policial sobre a espionagem jornalística da publicação britânica fechada em julho.

O juiz britânico Brian Leveson investiga atualmente a ética jornalística com relação às escutas ilegais que foram feitas durante anos pelo jornal 'The News of the World', propriedade do magnata Rupert Murdoch, que interceptou telefones de ricos e famosos para obter informações exclusivas.

Em 2006 se tornou pública a espionagem jornalística, mas a investigação foi depois fechada pela Polícia, que retomou o caso em janeiro.

O escândalo foi agravado com a revelação de que foram feitas escutas em telefones de familiares de vítimas de crimes, terrorismo e soldados mortos em combate.

Acompanhe tudo sobre:EmpresáriosEuropaLondresMetrópoles globaisNews Corp.PersonalidadesReino UnidoRupert Murdoch

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal