Mundo

Quais são os países mais e menos felizes?

“Rendimentos maiores não significam, necessariamente, maior bem-estar”, afirma a pesquisa do Gallup

Crianças brincam em ilha no Panamá: país lidera lista dos mais felizes, junto com o Paraguai (Javier Teniente/Getty Images)

Crianças brincam em ilha no Panamá: país lidera lista dos mais felizes, junto com o Paraguai (Javier Teniente/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de janeiro de 2013 às 10h22.

São Paulo – As Américas Central e do Sul contemplam oito dos dez países com as pessoas mais positivas do mundo. O Panamá e o Paraguai lideram a lista de países onde as pessoas estão mais propensas a relatar emoções positivas, de acordo com pesquisa realizada pelo Gallup. Em Singapura, na Armênia e Iraque está a população que se mostrou menos propensa a relatar a sensação de emoções positivas. 

“Esses dados podem surpreender os analistas e líderes que focam exclusivamente nos indicadores econômicos tradicionais”, afirma a pesquisa. No Panamá, por exemplo, que ocupa a 90ª posição entre os maiores PIBs per capita do mundo, a população foi a que mais relatou emoções felizes, junto com o Paraguai.

Já Singapura, que aparece nas primeiras posições no PIB per capita, ocupa a última no ranking que mede a felicidade da população. “Rendimentos maiores não significam, necessariamente, maior bem-estar”, afirma a pesquisa.

Outra pesquisa do Gallup indica que a população se Singapura é a menos propensa a relatar a experiência de emoções, sejam elas positivas ou negativas. No país, 36% da população relatou ter sentido emoções boas ou ruins – a taxa mais baixa do mundo. Os Filipinos são os que mais relatam

Veja os países em que maior porcentagem de adultos relatou experiênciar emoções positivas: 

País Porcentagem de adultos que respondeu sim às cinco perguntas
Panamá 85%
Paraguai 85%
El Salvador 84%
Venezuela 84%
Trindade e Tobago 83%
Tailândia 83%
Guatemala 82%
Filipinas 82%
Equador 81%
Costa Rica 81%

Para “medir as emoções positivas”, o Gallup utilizou cinco perguntas em 148 países e áreas. As questões dizem respeito a como a pessoa se sentiu no dia anterior, se ela se divertiu, sentiu-se respeitada, descansou, riu e fez ou aprendeu algo interessante. Para o Gallup, a porcentagem de pessoas que respondeu “sim” a todas as questões indica a felicidade do local. 

No Brasil, essa porcentagem foi de 72%, atrás de 63 países, com a mesma porcentagem de Zimbabwe, Portugal e Japão. A única pergunta a que menos da metade dos entrevistados (43%) respondeu sim foi se a pessoa havia aprendido algo interessante no dia anterior. A pesquisa foi realizada em 2011.

Veja os últimos colocados na pesquisa do Gallup:

País Porcentagem de adultos que respondeu sim às cinco perguntas
Singapura 46%
Armênia 49%
Iraque 50%
Geórgia 52%
Iêmen 52%
Sérvia 52%
Belarus 53%
Lituânia 54%
Madagascar 54%
Afeganistão 55%
Azerbaijão 55%
Haiti 55%
Togo 55%
Macedônia 55%
Acompanhe tudo sobre:América LatinaPanamáSingapura

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua