Mundo

Pyongyang prepara grande desfile militar para centenário de seu fundador

País comemora 100 anos do nascimento do fundador da nação comunista, Kim Il-sung

O regime norte-coreano "esteve ensaiando um desfile militar, com tropas e equipamento, na base aérea de Mirim, perto de Pyongyang", declarou à agência um alto funcionário de Seul (Feng Li/Getty Images)

O regime norte-coreano "esteve ensaiando um desfile militar, com tropas e equipamento, na base aérea de Mirim, perto de Pyongyang", declarou à agência um alto funcionário de Seul (Feng Li/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de janeiro de 2012 às 05h54.

Seul - A Coreia do Norte prepara há meses um grande desfile militar que serviria para comemorar o centenário do nascimento de seu fundador e primeiro líder do país, Kim Il-sung, em abril, informou a agência sul-coreana Yonhap.

O regime norte-coreano 'esteve ensaiando um desfile militar, com tropas e equipamento, na base aérea de Mirim, perto de Pyongyang', declarou à agência um alto funcionário de Seul que quis guardar o anonimato.

A fonte revelou que o regime comunista começou com os preparativos do evento 'antes da morte de Kim Jong-il', no dia 17 de dezembro aos 69 anos de um infarto do miocárdio, e que foi sucedido no poder por seu filho mais novo Kim Jong-un.

A autoridade sul-coreana disse à Yonhap que os testes poderiam ser dirigidos para realizar um grande desfile no dia 15 de abril, dia do nascimento do 'líder eterno' Kim Il-sung.

No entanto, também se referiu à possibilidade de que o evento aconteça no dia 25 de abril, dia do 80º aniversário das Forças Armadas norte-coreanas.

A fonte descartou que os preparativos estejam relacionados com o aniversário do recentemente falecido Kim Jong-il.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaComunismoCoreia do NorteDitaduraPolítica

Mais de Mundo

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde

Cristina Kirchner perde aposentadoria vitalícia após condenação por corrupção

Justiça de Nova York multa a casa de leilões Sotheby's em R$ 36 milhões por fraude fiscal

Xi Jinping inaugura megaporto de US$ 1,3 bilhão no Peru