Mundo

Pyongyang prepara grande desfile militar para centenário de seu fundador

País comemora 100 anos do nascimento do fundador da nação comunista, Kim Il-sung

O regime norte-coreano "esteve ensaiando um desfile militar, com tropas e equipamento, na base aérea de Mirim, perto de Pyongyang", declarou à agência um alto funcionário de Seul (Feng Li/Getty Images)

O regime norte-coreano "esteve ensaiando um desfile militar, com tropas e equipamento, na base aérea de Mirim, perto de Pyongyang", declarou à agência um alto funcionário de Seul (Feng Li/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de janeiro de 2012 às 05h54.

Seul - A Coreia do Norte prepara há meses um grande desfile militar que serviria para comemorar o centenário do nascimento de seu fundador e primeiro líder do país, Kim Il-sung, em abril, informou a agência sul-coreana Yonhap.

O regime norte-coreano 'esteve ensaiando um desfile militar, com tropas e equipamento, na base aérea de Mirim, perto de Pyongyang', declarou à agência um alto funcionário de Seul que quis guardar o anonimato.

A fonte revelou que o regime comunista começou com os preparativos do evento 'antes da morte de Kim Jong-il', no dia 17 de dezembro aos 69 anos de um infarto do miocárdio, e que foi sucedido no poder por seu filho mais novo Kim Jong-un.

A autoridade sul-coreana disse à Yonhap que os testes poderiam ser dirigidos para realizar um grande desfile no dia 15 de abril, dia do nascimento do 'líder eterno' Kim Il-sung.

No entanto, também se referiu à possibilidade de que o evento aconteça no dia 25 de abril, dia do 80º aniversário das Forças Armadas norte-coreanas.

A fonte descartou que os preparativos estejam relacionados com o aniversário do recentemente falecido Kim Jong-il.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaComunismoCoreia do NorteDitaduraPolítica

Mais de Mundo

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países

Trump escolhe Stephen Miran para chefiar seu conselho de assessores econômicos

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas