Mundo

PV paulista aumenta pressão a Alckmin por espaço

PV paulista apresentará ao governador eleito Geraldo Alckmin 21 diretrizes de gestão para orientar sua adesão ao novo governo tucano

A pressão verde tem como base a possível migração do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (Otavio Dias/Veja)

A pressão verde tem como base a possível migração do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (Otavio Dias/Veja)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de novembro de 2010 às 09h16.

São Paulo - Com poder de barganha incrementado, o PV paulista apresentará ao governador eleito Geraldo Alckmin (PSDB) 21 diretrizes de gestão para orientar sua adesão ao novo governo tucano. Os verdes - que postulam as secretarias do Esporte e do Meio Ambiente - deixarão claro que a governabilidade de Alckmin na Assembleia está em jogo. 

A pressão verde tem como base a possível migração do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), para o PMDB. Deputados estaduais do DEM, que acompanhem o prefeito na migração partidária, poderão engrossar o coro da futura oposição. O resultado da equação é quórum suficiente para a instalação de CPIs na Assembleia. 

O PV paulista tem a seu favor o fato de ter se tornado uma espécie de fiel da balança ao conseguir, na carona da ex-presidenciável verde Marina Silva, eleger nove deputados estaduais - três a mais que 2006. Caso Alckmin não aceite pontos cruciais do documento, os verdes prometem liberar sua bancada e render dores de cabeça ao tucano. 

Segundo um membro do PV, os pontos da agenda verde precisam ser “razoavelmente incorporados” para “se discutir como a governabilidade se dará”. A adesão ao governo tucano, afirma, não é dada como certa, já que o partido tem no horizonte político o projeto de eleger Marina presidente em 2014. Por isso aventa-se manter uma posição de independência. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasDemocratas (DEM)Metrópoles globaisOposição políticaPartidos políticosPolíticaPolítica no BrasilPSDBPV — Partido Verdesao-paulo

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame