Mundo

Putin anuncia que Merkel visitará a Rússia em maio

Na semana passada, Putin afirmou que Rússia e Alemanha têm a "tarefa comum" de normalizar plenamente suas relações bilaterais

Merkel e Putin: a última vez que Merkel visitou Moscou foi de forma breve em maio de 2015 (Sean Gallup/Getty Images)

Merkel e Putin: a última vez que Merkel visitou Moscou foi de forma breve em maio de 2015 (Sean Gallup/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 16 de março de 2017 às 14h08.

Moscou - A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, visitará Moscou no próximo dia 2 de maio, segundo informou nesta quinta-feira o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

"Transmita minhas melhores lembranças à chanceler. Esperamos a visita da senhora Merkel em 2 de maio", disse Putin ao reunir-se com o primeiro-ministro da Baviera, Horst Seehofer.

Por sua parte, o chefe do governo bávaro comunicou ao líder do Kremlin que Merkel também lhe enviava lembranças.

"Ela me lembrou várias vezes para que não me esquecesse de fazer isto e me disse que no início de maio lhe visitará", afirmou Seehofer.

O Kremlin anunciou há poucos dias que já havia uma acordo para a realização de uma reunião entre Putin e Merkel, embora não tivesse então confirmado a data.

Na semana passada, ao reunir-se com o ministro das Relações Exteriores alemão, Sigmar Gabriel, de visita em Moscou, Putin afirmou que Rússia e Alemanha têm a "tarefa comum" de normalizar plenamente suas relações bilaterais.

"Sabemos onde nos encontramos e qual é o estado de nossas relações. Entendo que nossa tarefa comum consiste em normalizar plenamente as relações e em afastar todas as dificuldades que enfrentamos", declarou então.

A última vez que Merkel visitou Moscou foi de forma breve em maio de 2015, por ocasião do 70º aniversário do final da Segunda Guerra Mundial.

Durante sua recente visita, o ministro das Relações Exteriores alemão disse que seu país está preocupado com o risco de uma nova corrida armamentista entre Rússia e Estados Unidos, ao reunir-se com seu colega russo, Sergei Lavrov.

"Nos causa preocupação o grande potencial militar de Moscou na região báltica e perto da Polônia, e o aumento do orçamento de defesa dos EUA", ressaltou Gabriel.

"Alemanha e Rússia sabem melhor que ninguém a que pode dirigir tudo isto", acrescentou o ministro alemão.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAngela MerkelRússiaVladimir Putin

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia