Mundo

PSOL e PPS vão ao Conselho de Ética contra Valdemar

Representação acusa o deputado de participação de reuniões na qual se pedia a empresários o pagamento de propina para a liberação de recursos

Valdemar da Costa Neto é também acusado de liberar recursos do ministério para que o deputado Davi Alves Silva Júnior ingresse no PR (Agência Câmara/Agência Brasil)

Valdemar da Costa Neto é também acusado de liberar recursos do ministério para que o deputado Davi Alves Silva Júnior ingresse no PR (Agência Câmara/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de julho de 2011 às 15h16.

Priorizar nos meus resultados Google

Brasília - O PSOL e o PPS protocolaram nesta tarde uma representação no Conselho de Ética contra o deputado Valdemar da Costa Neto (PR-SP). No pedido, os partidos pedem que sejam ouvidos diversos membros da cúpula do Ministério dos Transportes, como o atual titular da pasta, Paulo Sérgio Passos, e o diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Luiz Antonio Pagot.

A representação faz um apanhado de reportagens envolvendo Valdemar no escândalo do ministério. Entre as acusações está a de que o deputado participaria de reuniões na qual se pedia a empresários o pagamento de propina para a liberação de recursos.

Os partidos incluíram também um vídeo no qual Valdemar negocia a liberação de recursos do ministério para que o deputado Davi Alves Silva Júnior ingresse no PR. A representação também traz um trecho de entrevista de Valdemar a uma rádio de Mogi das Cruzes na qual ele diz "querer" uma diretoria de um banco público para ajudar aliados a liberar verbas.

A representação é assinada pelos presidentes do PSOL, Afrânio Boppré, e do PPS, deputado Roberto Freire (SP). Como esta é a última semana de trabalho do Congresso antes do recesso, somente no mês de agosto deverá ser indicado um relator para o caso. O PSOL também já acionou o Conselho de Ética no Senado para analisar a situação de Alfredo Nascimento (PR-AM), que deixou o Ministério dos Transportes na semana passada em meio às denúncias.

Acompanhe tudo sobre:Governo DilmaCorrupçãoEscândalosFraudes

Mais de Mundo

Brics na Índia: por que o dólar está no centro da disputa entre os países do bloco

China tem as maiores reservas do mundo de 14 minerais estratégicos

Duas décadas depois do 11 de Setembro, EUA seguem vulneráveis ao terrorismo

Líbano e Arábia Saudita entram no radar da guerra no Irã; entenda