Mundo

Promotoria pede pena de morte para capitão de ferry

Promotores pediram pena de morte para o capitão do ferry sul-coreano que naufragou em abril


	Guarda-costeira da Coreia do Sul busca sobreviventes do naufrágio do Sewol
 (South Korea Coast Guard/AFP)

Guarda-costeira da Coreia do Sul busca sobreviventes do naufrágio do Sewol (South Korea Coast Guard/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de outubro de 2014 às 13h15.

Gwangju - Os promotores pediram nesta segunda-feira a pena de morte para o capitão do ferry sul-coreano "Sewol" que naufragou em abril causando a morte de 300 pessoas.

A promotoria o acusa de ser mentiroso e ter abandonado os passageiros à própria sorte.

Também pediram prisão perpétua para três dos tripulantes de maior hierarquia e penas de prisão de 15 a 30 anos para outros 11.

O julgamento do capitão Lee Joon-Seok e sua tripulação está chegando ao fim.

Lee, de 69 anos, "fugiu do barco sem fazer o menor esforço para resgatar aos passageiros", afirmou a equipe da promotoria em suas alegações ante a corte.

"Buscou desculpas e mentiu. Não demonstrou arrependimento e por isso pedimos que seja condenado à morte", afirmou o promotor.

O ferry de 6.825 toneladas "Sewol" transportava 476 pessoas - em sua maioria estudantes secundaristas que faziam uma excursão - quando afundou perto do litoral sul em 16 de abril.

Apenas 174 pessoas foram resgatadas com vida.

A catástrofe foi considerada o resultado de uma combinação de excesso de carga, design fora dos padrões e péssima navegação, mas as acusações mais graves contra Lee e seus tripulantes estão relacionadas com a forma como os oficiais agiram quando a embarcação começou a ter problemas.

Eles foram os primeiros a subir nos botes de resgate e foram denunciados publicamente por ter abandonado centenas de passageiros que permaneceram a bordo sem ter noção do que estava acontecendo.

A opinião pública ficou ainda mais revoltada quando foi revelado que os tripulantes instruíram os passageiros a permanecer onde se encontravam, enquanto o ferry se inclinava perigosamente.

Segundo a promotoria, esta decisão contribuiu para o elevado número de mortos.

O tribunal deve emitir sua sentença no início de novembro.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaMortesCoreia do SulPena de morteNaufrágios

Mais de Mundo

Incêndio em casa noturna na Tailândia mata ao menos 27 pessoas

Mortes em terremotos na Venezuela sobem para 4.490

Tufão Bavi atinge China e faz 1,7 milhão de pessoas deixarem suas casas

Espanha anuncia que conteve grande incêndio no sul do país