Mundo

Projeto agrega valor ao mercado calçadista brasileiro

Programa Origem Sustentável certifica empresas comprometidas com os quatro pilares da sustentabilidade


	Calçado sustentável abrirá mais o mercado internacional e dará mais competitividade
 (practicalowl/Creative Commons)

Calçado sustentável abrirá mais o mercado internacional e dará mais competitividade (practicalowl/Creative Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de janeiro de 2013 às 08h23.

São Paulo - O Laboratório de Sustentabilidade (LASSU) da Escola Politécnica (Poli) da USP, em parceria com a Associação das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal), acaba de lançar oficialmente o Programa Origem Sustentável. Trata-se de uma certificação voltada para o mercado calçadista brasileiro que segue a escala Branco, Bronze, Prata, Ouro e Diamante e atestará que as empresas brasileiras já incorporaram a sustentabilidade em seus processos.

Este programa começou a ser desenvolvido em 2010 e contou com a participação de pesquisadores do MIT L_Lab (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), que estiveram no Brasil em janeiro de 2011 e 2012.

O lançamento oficial do programa aconteceu no dia 15 de janeiro, na Couromoda, e no dia 16 de janeiro, no Inspiramais, quando as primeiras empresas dos setores de calçados e seus componentes, receberam a certificação por estarem alinhadas aos quatro pilares estabelecidos: ambiental, econômico, social e cultural.

Nos dois dias de lançamento, a Abicalçados, a Assintecal e o LASSU apresentaram o projeto e as empresas que foram certificadas ate o momento: as fabricantes de calçados Bibi, Piccadilly e Dian Patris; e as fabricantes de componentes: JotaClass, JR Dublagem, Killing, FCC, Prisma, Endutex, Dublauto Gaúcha, Cipatex e MK Química.

Benefícios

Com este programa, a Abicalçado e a Assintecal pretendem que fabricantes de calçados e de componentes tenham um maior engajamento em questões de sustentabilidade, o que resultará na ampliação das oportunidades no mercado de exportação para países que possuem regulamentação orientada à aquisição de produtos sustentáveis. Outro benefício do selo é a garantia de alinhamento da indústria de componentes e de calçados brasileira com iniciativas internacionais de sustentabilidade como SAC (Sustainable Apparel Coalition), Biocalce, DOW Jones Sustainability Index, ISE-Bovespa entre outras.


Segundo a diretora do LASSU, a professora Tereza Cristina Carvalho, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Poli, o Programa Origem Sustentável está voltado para tornar a cadeia produtiva do setor calçadista sustentável, além de ser pioneiro, em relação a iniciativas semelhantes mundiais, por incorporar o pilar cultural que visa promover a cultura brasileira associada ao nosso sapato, agregando um diferencial competitivo.

O Programa Origem Sustentável é patrocinado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e tem como parceiros o Instituto By Brasil, USP e MIT. As auditorias para definir em que nível de selo a empresa se enquadra – Prata, Ouro e Diamante – ficarão sob a responsabilidade da SGS – System & Service Certification e Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Para os níveis Branco e Bronze, é necessária somente a adesão ao programa (nível branco) ou preencher um questionário de auto avaliação (nível bronze).

Mercado internacional

“Estamos buscando o compromisso das empresas em gerenciar e melhorar seus resultados em um processo global. O conceito de calçado sustentável, com certeza, abrirá mais o mercado internacional e dará mais competitividade. A Europa, por exemplo, não aceita mais o ingresso de determinados produtos”, citou o presidente da Assintecal, Marcelo Nicolau.

As cerimônias de lançamento do Programa aconteceram junto ao estande da Abicalçados na Couromoda e no Espaço Origem Sustentável, patrocinado pelo Sebrae e que integra as atividades do Inspiramais – Salão de Design e Inovação de componentes, em São Paulo. Para reforçar o programa de sustentabilidade, de acordo com os critérios e indicadores do Programa Origem Sustentável, durante o Inspiramais também foram realizadas palestras e apresentados quatro cases de inovação e sustentabilidade.

Acompanhe tudo sobre:CalçadosEnsino superiorFaculdades e universidadesSustentabilidadeUSP

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua