Mundo

Princesa Lilian, da Suécia, morre aos 97 anos em Estocolmo

A princesa morreu por causas naturais em sua residência na capital sueca


	Lilian, princesa da Suécia: de origem galesa e humilde, a princesa era esposa do príncipe Bertil do Suécia, que faleceu em 1997 aos 85 anos
 (Swedish Royal Court/Kungahuset.se/Handout/Reuters)

Lilian, princesa da Suécia: de origem galesa e humilde, a princesa era esposa do príncipe Bertil do Suécia, que faleceu em 1997 aos 85 anos (Swedish Royal Court/Kungahuset.se/Handout/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de março de 2013 às 13h43.

Berlim - A princesa Lilian da Suécia, que teve que esperar mais de 30 anos para se casar com o príncipe Bertil por sua origem humilde, faleceu aos 97 anos, segundo informa a casa real sueca em uma nota publicada nesta segunda-feira.

A princesa morreu por causas naturais em sua residência na capital sueca, informou a casa real do país escandinavo.

De origem galesa e humilde, a princesa era esposa do príncipe Bertil do Suécia, que faleceu em 1997 aos 85 anos. Eles se conheceram em 1943 e viveram juntos desde então, mas sem poder formalizar a união.

Lilian, que era casada com o ator britânico Ivan Craig, que foi combater na Segunda Guerra Mundial, divorciou-se em 1945 em comum acordo. Porém, não pôde se casar com Bertil se este não renunciasse à sucessão do trono, que na época tinha poucos aspirantes. Ela concordou, então, em viver junto com o amado, sem se casar.

Em 1976 e depois que Carl XVI Gustaf assumiu o trono após a morte de seu pai, o rei Gustaf VI Adolf, em 1973, se casou com Bertil aos 61 anos e obteve então o título de princesa.

Os meios de imprensa suecos destacam a estreita relação que Lilian sempre teve com os três filhos de Carl XVI Gustaf e da rainha Silvia, sobretudo com a princesa Vitória, herdeira do trono.

No entanto, sofrendo com o mal de Alzheimer, nos últimos anos não pôde participar de festas e outras reuniões da família real sueca. 

Acompanhe tudo sobre:EuropaMortesPaíses ricosSuécia

Mais de Mundo

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países