Mundo

Primeiro-ministro do Hamas inicia viagem a Irã e Catar

O objetivo das visitas é o de 'ganhar apoio para a causa palestina' e expressar seu agradecimento aos governos que lhe prestam ajuda

Haniyeh, primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestina (ANP) de 2006 a 2007, e agora do governo do Hamas em Gaza, não costuma viajar ao exterior (Said Khatib/AFP)

Haniyeh, primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestina (ANP) de 2006 a 2007, e agora do governo do Hamas em Gaza, não costuma viajar ao exterior (Said Khatib/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de janeiro de 2012 às 10h39.

Gaza - O chefe do Governo do Hamas em Gaza, Ismail Haniyeh, iniciou nesta segunda-feira uma viagem incomum ao exterior na qual visitará, entre outros países, o Irã e o Catar, com o objetivo de 'ganhar apoio para a causa palestina' e expressar seu agradecimento aos governos que lhe prestam ajuda.

Haniyeh saiu esta manhã da faixa pela única fronteira não controlada por Israel, a passagem de Rafah com o Egito, de onde viajará à cidade de Arish para pegar um voo em direção a Doha (Catar).

'Haniyeh se reunirá amanhã com o emir do Catar', explicou à imprensa Yousef Rezqah, assessor político do primeiro-ministro islamita, que indicou que os temas tratados no encontro serão 'a situação política e a reconciliação interna palestina'.

Os dirigentes também debaterão sobre 'a reconstrução da Faixa de Gaza e os compromissos de ajuda do Catar para a edificação de uma cidade esportiva e o apoio ao setor serviços, fundamentalmente nos campos educativo e de saúde', acrescentou Rezqah.

Haniyeh, primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestina (ANP) de 2006 a 2007, e agora do Governo do Hamas em Gaza, não costuma sair ao exterior.

A primeira e única vez que viajou desde 2007 foi entre o final de dezembro do ano passado e o início de janeiro, em um roteiro que reuniu Egito, Sudão, Turquia, Barein e Catar.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCatarConflito árabe-israelenseDiplomaciaIrã - PaísIsraelPalestina

Mais de Mundo

França inicia campanha para eleições que podem dar vitória para extrema-direta e enfraquecer Macron

Astronauta da Nasa divulga foto de São Paulo vista da Estação Espacial

Netanyahu dissolve gabinete de guerra de Israel

Proposta de Trump para isentar gorjetas de impostos pode custar R$ 1,2 trilhão aos EUA

Mais na Exame