Inteligência Artificial

TikTok lança ferramenta que cria "influenciadores digitais" feitos por IA

Novas ferramentas incluem avatares personalizados e pré-construídos, além de tradução automática de vídeos em até dez idiomas

André Lopes
André Lopes

Repórter

Publicado em 17 de junho de 2024 às 10h49.

Última atualização em 17 de junho de 2024 às 13h41.

TikTok anunciou nesta segunda-feira, 17, a introdução de avatares generativos de IA, que funcionam como influênciadores artificiais, para criar conteúdo publicitário na plataforma. A empresa também está lançando uma ferramenta de "dublagem de IA" para ampliar o alcance de anúncios e conteúdos de marcas.

Os novos "avatares personalizados" são projetados para representar um criador ou porta-voz de marca. Criadores podem escalar sua imagem para criar avatares multilíngues, ampliando o alcance global e as colaborações com marcas, afirma o TikTok. Marcas podem criar avatares com seus porta-vozes ou criadores parceiros para localizar campanhas globais.

Além disso, os novos "avatares de banco" são avatares pré-construídos usando atores pagos licenciados para uso comercial. A proposta é fornecer às empresas uma forma de adicionar um toque humano ao conteúdo. Segundo o TikTok, os avatares são criados com atores de diferentes origens, nacionalidades e idiomas.

O lançamento das novas ferramentas pode gerar preocupações. No ano passado, atores de Hollywood entraram em greve devido a várias preocupações com a IA, incluindo o uso não autorizado de sua imagem para gerar réplicas de IA. Com os novos avatares de IA do TikTok, criadores têm controle sobre o uso de sua imagem, podendo determinar tarifas, licenciamento e quem pode usar seu avatar.

A nova ferramenta de Dublagem de IA permitirá que criadores e marcas traduzam seu conteúdo para dez idiomas, incluindo inglês, japonês, coreano e espanhol. A ferramenta detecta automaticamente o idioma do vídeo, transcreve e traduz o conteúdo, produzindo um vídeo dublado no idioma preferido. TikTok afirma que a nova funcionalidade permite a comunicação com audiências globais.

O lançamento ocorre após o TikTok revelar recentemente que 61% dos usuários realizaram uma compra diretamente na plataforma ou após verem um anúncio.

As novas funcionalidades estarão disponíveis como parte do "TikTok Symphony", o conjunto de soluções publicitárias da empresa alimentado por IA generativa, lançado em maio. O conjunto inclui ferramentas para ajudar os profissionais de marketing a escrever roteiros, produzir vídeos e aprimorar recursos existentes.

TikTok está expandindo seu negócio de anúncios, apesar de enfrentar uma possível proibição nos EUA caso sua empresa-mãe, ByteDance, não venda o aplicativo dentro de um ano.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialTikTok

Mais de Inteligência Artificial

Cerca de 80% das empresas no Brasil investiram ou vão investir em IA nos próximos 12 meses

OpenAI define cinco níveis para alcançar a inteligência artificial humana

Pesquisa mostra resistência ao uso de IA no atendimento ao cliente

AMD anuncia aquisição do maior laboratório privado de IA da Europa por R$ 3,5 bilhões

Mais na Exame