Mundo

Primeira viagem oficial de Rajoy ao exterior será ao Marrocos

Desta forma, Mariano mantém a tradição dos últimos presidentes da Espanha de escolher o país como destino para a sua primeira visita oficial ao exterior

Rajoy também comentou que o presidente francês, Nicolas Sarkozy, irá visitar Madri na segunda-feira para receber a máxima condecoração do Estado espanhol (Dani Pozo/AFP)

Rajoy também comentou que o presidente francês, Nicolas Sarkozy, irá visitar Madri na segunda-feira para receber a máxima condecoração do Estado espanhol (Dani Pozo/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de janeiro de 2012 às 14h01.

Madri - O presidente de governo na Espanha, Mariano Rajoy, declarou nesta terça-feira que pretende viajar para o Marrocos 'muito em breve', no que será sua primeira visita oficial a um país estrangeiro desde sua chegada ao poder em dezembro.

Em entrevista à Agência Efe, o chefe do Executivo, que falou por telefone com o rei Muhammad VI em 3 janeiro, explicou que seu gabinete está em contato com o novo governo marroquino para marcar a viagem 'assim que as agendas coincidirem'.

Desta forma, Mariano mantém a tradição dos últimos presidentes do Executivo de escolher o Marrocos para sua primeira visita oficial ao exterior após chegar ao poder.

Além desta viagem, Rajoy também comentou que o presidente francês, Nicolas Sarkozy, irá visitar Madri na segunda-feira para receber a máxima condecoração do Estado espanhol, a insígnia de Toisón de Oro.

A Espanha também deve receber em breve a visita do presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy e da presidente de turno da UE, a primeira-ministra dinamarquesa, Helle Thorning-Schmidt.

Em 30 de janeiro, Rajoy viajará a Bruxelas para participar de seu primeiro Conselho Europeu, 'mas não sei se posso chamar isso de viagem ao exterior', brincou. Este encontro será uma reunião chave onde, segundo o presidente, terá a oportunidade de explicar suas reformas.

Na cúpula europeia, os membros comunitários irão analisar como cada país está cumprindo com os requisitos de déficit público e irão falar de 'crescimento econômico e emprego, e das medidas que devem ser tomadas' para atingir esses objetivos, acrescentou. 

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsÁfricaMarrocosEspanhaDiplomacia

Mais de Mundo

Ladrões usam furadeira e roubam 30 milhões de euros em banco da Alemanha

Israel vai suspender mais de 20 organizações humanitárias em Gaza

Aeroportos brasileiros são os que mais movimentam aeronaves na América Latina

Cazaquistão aprova lei que restringe propaganda LGBT no país