Mundo

Primeira pesquisa após atentado mostra Biden e Trump tecnicamente empatados

Segundo a pesquisa Ipsos/Reuters divulgada nesta terça-feira, o republicano tem 43% e o democrata, 41%

Média feita pelo NYT com pesquisas recentes mostram Trump com 47% e Biden com 45% (MARIO TAMA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA/Getty Images)

Média feita pelo NYT com pesquisas recentes mostram Trump com 47% e Biden com 45% (MARIO TAMA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA/Getty Images)

Publicado em 17 de julho de 2024 às 10h43.

Na primeira pesquisa de intenções de voto divulgada após o atentado contra o ex-presidente Donald Trump, o republicano aparece empatado dentro da margem de erro com o presidente Joe Biden.

Segundo a pesquisa Ipsos/Reuters divulgada nesta terça-feira, o republicano tem 43% e o democrata, 41%.

O levantamento da Ipsos ouviu 1.202 pessoas, incluindo 992 eleitores registrados, entre os dias 14 e 16 de julho. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa anterior do instituto, realizada entre os dias 1º e 2 de julho, havia apontado os dois candidatos com 40% das intenções de voto cada.

Assim, Trump oscilou dois pontos percentuais para cima, dentro da margem de erro, enquanto Biden subiu um ponto percentual.

Receio após atentado

A pesquisa aponta  ainda que quatro em cada cinco norte-americanos temem que o país esteja saindo do controle após o atentado contra Trump. Segundo o levantamento, 84% dos eleitores disseram que estão preocupados com atos de violência após a eleição. Outros 5% disseram ser aceitável alguém cometer violência para conseguir um objetivo político.

Entre eleitores republicanos, 65% disseram que Trump era favorecido pelo poder divino. O índice é de 11% entre os democratas.

Outros dois levantamentos feitos após o atentado também mostram uma pequena vantagem para Trump. Na pesquisa da Morning Consult, o republicano tem 46% contra 45% de Biden. Já na da 3W Insights, encomendada pelo Partido Democrata, Trump tem vantagem de 47% a 43%.

Uma média feita pelo jornal The New York Times com pesquisas mais recentes aponta que Trump tem 47% contra 45% de Biden.

Acompanhe tudo sobre:Eleições EUA 2024Donald TrumpJoe Biden

Mais de Mundo

Rússia e Ucrânia trocam 190 prisioneiros de guerra em acordo mediado pelos Emirados Árabes

Lula diz que Trump 'vai tentar tirar proveito' de atentado em comício: 'Isso comove a sociedade'

Autoridades da Venezuela prendem chefe de segurança de líder opositora

J.D. Vance, candidato a vice de Trump, discursa na Convenção Republicana nesta quarta

Mais na Exame