Mundo

Preso na Espanha líder da maior rede de narcotráfico da UE

Dawes, de 44 anos, natural de Nottingham, no Reino Unido, foi detido pela Guarda Civil na cidade de Benalmádena, no litoral sul do paìs


	Drogas na Europa: após a detenção ele foi extraditado para a França, onde já está preso
 (Perturbao/WikimediaCommons)

Drogas na Europa: após a detenção ele foi extraditado para a França, onde já está preso (Perturbao/WikimediaCommons)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de dezembro de 2015 às 08h10.

Málaga - O inglês Robert Dawes, considerado o líder da maior organização criminal da Europa, dedicada ao narcotráfico, a lavagem de dinheiro e aos homicídios, foi detido na Espanha, informou nesta quinta-feira o Ministério do Interior.

Dawes, de 44 anos, natural de Nottingham, no Reino Unido, foi detido pela Guarda Civil na cidade de Benalmádena, no litoral sul do paìs, graças à colaboração da Polícia Judiciária Francesa e da Agência Britânica contra o Crime, sob a coordenação da Europol.

Após a detenção ele foi extraditado para a França, onde já está preso.

Dawes é considerado o principal narcotraficante europeu, com conexões em Portugal, França, Bélgica, Holanda, Itália, Alemanha, Turquia, Reino Unido, Emirados Árabes, Paquistão, Venezuela, Equador e México, assim como com a máfia calabresa Ndrangueta.

A Guarda Civil descobriu que ele enviava grandes quantidades de cocaína da América do Sul à Europa e de heroína da Turquia e do Afeganistão para o Reino Unido, tanto através de embarcações como de aeronaves comerciais.

Em setembro de 2013, a polícia francesa encontrou no aeroporto Charles de Gaulle de Paris, em um voo saído da Venezuela, 32 malas que continham 1,332 tonelada de cocaína, e deteve três pessoas da organização liderada por Robert Dawes, e três italianos da Ndrangueta.

Posteriormente, a polícia da Venezuela deteve em Caracas outras 27 pessoas, entre elas vários comandantes militares que estavam envolvidos na operação.

Nas diferentes fases da investigação houve 15 operações na Europa e na América do Sul, 50 pessoas foram detidas e foram apreendidos 1,7 tonelada de cocaìna, 500 quilos de haxixe e 1,6 milhão de euros (R$ 6,6 milhões) em dinheiro.

Acompanhe tudo sobre:EspanhaEuropaPiigsTráfico de drogas

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua