Mundo

Presidentes de Irã e Síria se reúnem após encontro Assad-EUA

Damasco - O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e o da Síria, Bashar al-Assad, reuniram-se neste sábado em Damasco, dois dias depois de Assad ter conversado com um enviado norte-americano sobre as perspectivas de novas negociações de paz com Israel. O encontro sugere que o Irã quer ficar de olho nas relações da Síria com os […]

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e o da Síria, Bashar al-Assad

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e o da Síria, Bashar al-Assad

DR

Da Redação

Publicado em 27 de março de 2011 às 09h25.

Damasco - O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e o da Síria, Bashar al-Assad, reuniram-se neste sábado em Damasco, dois dias depois de Assad ter conversado com um enviado norte-americano sobre as perspectivas de novas negociações de paz com Israel.

O encontro sugere que o Irã quer ficar de olho nas relações da Síria com os Estados Unidos, enquanto Washington pressiona a secular hierarquia do poder em Damasco a se distanciar da República Islâmica.

Os EUA iniciaram uma reaproximação com a Síria pouco depois de o presidente norte-americano, Barack Obama, assumir o cargo, no ano passado. O enviado norte-americano ao Oriente Médio, George Mitchell, reuniu-se com Assad na capital síria na quinta-feira.

Mitchell afirmou que assegurou a Assad que o foco dos EUA em conseguir o acordo de paz entre palestinos e Israel não distrairia Washington de buscar também um pacto sírio-israelense.

Um comunicado oficial da Síria afirmou que Ahmadinejad e Assad conversaram sobre "uma série de assuntos bilaterais e internacionais" e a necessidade de resolução da crise governamental no vizinho Iraque.

Assad se reuniu na quarta-feira com um enviado do primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, sinalizando que pode ter havido uma queda na insatisfação síria com Maliki, que tem ligações com o Irã e está lutando para permanecer no poder após inconclusivas eleições em março.

Leia mais sobre o Irã

Acompanhe as notícias internacionais pelo Twitter

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDiplomaciaIrã - PaísOriente MédioSíria

Mais de Mundo

Netanyahu oferece quase R$ 30 milhões por cada refém libertado que permanece em Gaza

Trump escolhe Howard Lutnick como secretário de Comércio

Ocidente busca escalada, diz Lavrov após 1º ataque com mísseis dos EUA na Rússia

Biden se reúne com Lula e promete financiar expansão de fibra óptica no Brasil