Presidente ucraniano diz que Crimeia é e será Ucrânia

O presidente interino ucraniano, Aleksandr Turchinov, disse que a Crimeia é e será território da Ucrânia

Kiev - O presidente interino ucraniano, Aleksandr Turchinov, disse nesta terça-feira em mensagem à nação que a Crimeia "é e será território da Ucrânia".

"O conflito (com a Rússia) deixou de ser político e passou para a esfera militar", disse o primeiro-ministro ucraniano, Arseni Yatseniuk, depois que o presidente russo, Vladimir Putin, e as autoridades da Crimeia assinaram hoje um acordo de incorporação da península à Rússia.

Segundo Yatseniuk, "hoje os soldados russos dispararam contra militares ucranianos".

O chefe do governo ucraniano informou que entrou em contato com os ministros da Defesa do Reino Unido, Estados Unidos e Rússia como países signatários do Tratado de Budapeste, que dava garantias da soberania e integridade territorial da Ucrânia após Kiev se desfazer de seu arsenal nuclear.

"Só se pode dar uma qualificação ao sucedido hoje em Moscou. É um assalto de magnitude internacional, quando com ajuda de tropas e armas atacam outro país", afirmou.

O primeiro-ministro acrescentou que a "Rússia se isolou hoje de toda a comunidade internacional, e a violação do direito internacional terá consequências políticas e diplomáticas".

"Nossos sócios ocidentais começaram uma primeira fase de sanções contra a Rússia. Nós defendíamos uma solução pacífica", disse Yatseniuk.

Já Turchinov anunciou que ele e o chefe de governo se dirigirão ao posto de comando das Forças Armadas da Ucrânia.

"Informaremos ao povo da Ucrânia das decisões sobre nossas próximas ações. Hoje não deve haver pânico. O que necessitamos é concórdia e unidade. Conosco estão a verdade, Deus e a Ucrânia", concluiu o líder.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.