Presidente do Peru registra maior índice de desaprovação desde posse
Primeira mulher a liderar um governo no Peru, Boluarte obteve no início do mês um índice de aprovação de apenas 10%, quatro pontos a menos do que em outubro
Agência de notícias
Publicado em 12 de novembro de 2023 às 16h56.
A presidente do Peru, Dina Boluarte, registrou em novembro seu maior nível de desaprovação desde que chegou ao poder, há 11 meses, com 83% de rejeição à sua gestão, revela pesquisa da empresa Ipsos divulgada neste domingo, 12.
Primeira mulher a liderar um governo no Peru, Boluarte obteve no início do mês um índice de aprovação de apenas 10%, quatro pontos a menos do que em outubro e o nível mais baixo de seu mandato. Os 7% restantes dos entrevistados não especificaram sua resposta, de acordo com a Ipsos.
- Moody's revisa perspectiva de rating AAA dos EUA, de estável para negativa
- Banco do Brasil vai pagar R$ 2,25 bilhões em dividendos e JCP no 3º tri
- RaiaDrogasil (RADL3) revisa guidance e acelera plano de expansão para até 600 lojas em dois anos
- Agenda de balanços da semana: veja calendário com quase 100 resultados
- Mobius pretende se afastar da Mobius Capital nos próximos meses
- Golden State Warriors x Cleveland Cavaliers: onde assistir ao vivo e horário do jogo da NBA
A governante, de 61 anos, substituiu Pedro Castillo após sua tentativa de dissolver o Congresso de maioria conservadora. A manobra gerou uma crise política que levou a protestos com mais de 50 mortes em confrontos com as forças públicas.
Vice de Pedro Castillo
Dina Boluarte era vice-presidente de Castillo, que acabou destituído pelo Legislativo em 7 de dezembro de 2022 e hoje cumpre prisão preventiva à espera de seu processo judicial.
A imagem do Congresso também é ruim, com 82% de desaprovação, contra 11% dos entrevistados que aprovam seu trabalho.
A pesquisa da Ipsos ouviu 1.209 pessoas das principais cidades e áreas rurais do Peru entre 9 e 10 de novembro. A margem de erro da pesquisa é de 8%, para mais ou para menos.