Mundo

Presidente do Paraguai quer "evitar guerra civil"

Ele reafirmou que assumiu o cargo para preencher o vácuo deixado pela saída de Lugo

O novo presidente do Paraguai, Federico Franco: Ex-vice-presidente, Federico Franco assumiu o poder após o impeachment de Lugo (Marcello Casal Jr./ABr)

O novo presidente do Paraguai, Federico Franco: Ex-vice-presidente, Federico Franco assumiu o poder após o impeachment de Lugo (Marcello Casal Jr./ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de junho de 2012 às 15h51.

O novo presidente do Paraguai, Federico Franco, declarou nesta terça-feira que sua prioridade é evitar que o país entre numa "guerra civil" após a destituição de seu antecessor, Fernando Lugo, e que a relação do país com a comunidade internacional está em segundo plano. A declaração, feita a agências de notícias internacionais é destaque nos sites de vários jornais paraguaios.

"Sou responsável por garantir que não haverá uma guerra civil", afirmou Franco. Ele reafirmou que assumiu o cargo para preencher o vácuo deixado pela saída de Lugo, na sexta-feira, e afirmou que o Paraguai está na mais absoluta normalidade.

A agência Associated Press informa que Lugo declarou que vai participar da cúpula do Mercosul, que acontece na Argentina na próxima sexta-feira, para explicar por que acredita que sua deposição pelo Congresso violou as normas democráticas.

Inicialmente, ele havia dito que concordava com a decisão do Senado que o retirou do cargo. Mas agora ele diz que vai confrontar a decisão e levar seu caso aos líderes da região.

O ex-vice-presidente Federico Franco assumiu o poder após o impeachment de Lugo. O novo ministro de Relações Exteriores, José Félix Fernández, advertiu na noite de segunda-feira que Lugo pode ser processado se tentar representar o país na reunião.

O Senado considerou Lugo culpado por mal desempenho de suas funções. Ele foi acusado, entre outras coisas, pelas mortes de 17 pessoas durante um confronto entre a polícia e trabalhadores sem-terra.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaFederico FrancoFernando LugoImpeachmentParaguaiPolíticos

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua