Mundo

Presidente do Irã adverte Trump: guerra seria mãe de todas as guerras

O Irã está enfrentando um aumento na pressão após Trump decidir retirar os Estados Unidos de um acordo internacional de 2015 sobre o programa nuclear do Irã

Presidente do Irã, Hassan Rouhani (Lisi Niesner/Reuters)

Presidente do Irã, Hassan Rouhani (Lisi Niesner/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 22 de julho de 2018 às 11h32.

DUBAI (Reuters) - O presidente iraniano, Hassan Rouhani, advertiu neste domingo o presidente dos EUA, Donald Trump, para não tomar medidas hostis contra o Irã, dizendo que "os Estados Unidos deveriam saber... que guerra contra o Irã é a mãe de todas as guerras", segundo a agência estatal de notícias IRNA.

O Irã está enfrentando um aumento na pressão dos Estados Unidos e possíveis sanções após Trump decidir retirar os Estados Unidos de um acordo internacional de 2015 sobre o programa nuclear do Irã.

Dirigindo-se a uma reunião de diplomatas iranianos, Rouhani disse: "Sr. Trump, não brinque com a cauda do leão, isso só levaria ao arrependimento".

"Os Estados Unidos deveriam saber que a paz com o Irã é a mãe de toda paz, e a guerra com o Irã é a mãe de todas as guerras", disse Rouhani.

"Eles não estão em posição de incitar a nação iraniana contra segurança e os interesses do Irã", disse Rouhani, aparentemente em referência a notícias sobre as tentativas de Washington para desestabilizar o governo islâmico do Irã.

Em Washington, funcionários norte-americanos familiarizados com o assunto disseram à Reuters que o governo Trump lançou uma ofensiva de discursos e comunicações on-line destinadas a incentivar o descontentamento e ajudar a pressionar o Irã a pôr fim ao seu programa nuclear e ao apoio a grupos militantes.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald TrumpIrã - País

Mais de Mundo

Trump condiciona reconstrução de Gaza a desarmamento "total e imediato" do Hamas

Netanyahu exige desmonte da capacidade nuclear do Irã em nova rodada de negociações

"Preocupante", diz Rubio sobre relatório que aponta toxina de rã na morte de Navalny

Trump anuncia mais de US$ 5 bilhões do Conselho de Paz para reconstrução de Gaza