Mundo

Presidente da COP-15 renuncia

Mudanças de última hora acirram os ânimos da conferência

A presidente da conferência climática de Copenhague, Connie Hedegaard, será substituída pelo primeiro-ministro da Dinamarca, Lars Loekke Rasmussen (.)

A presidente da conferência climática de Copenhague, Connie Hedegaard, será substituída pelo primeiro-ministro da Dinamarca, Lars Loekke Rasmussen (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

Copenhague - A presidente da 15ª Conferência das Nações Unidas para o Clima (COP-15) em Copenhague, Connie Hedegaard, renunciou ao posto hoje e será substituída pelo primeiro-ministro da Dinamarca, Lars Loekke Rasmussen, anunciou o secretário-executivo da Convenção-Quadro da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas, Yvo de Boer. Hedegaard presidiu na manhã de hoje uma sessão plenária da cúpula climática e disse que, restando apenas dois dias para o encerramento do evento, ainda não há consenso sobre uma série de temas abordados na negociação de um novo acordo climático global.

"Com tantos chefes de Estado e de governo chegando (a Copenhague) para dar suas posições, é adequado que o primeiro-ministro dinamarquês passe a presidir" a conferência, declarou Connie Hedegaard, por meio de nota. A expectativa é de que a conferência climática termine na sexta-feira, quando líderes mundiais se reunirão na tentativa de fechar um acordo capaz de suceder o Protocolo de Kyoto, que expira em 2012.

Policiais usaram hoje cassetetes e bombas de gás lacrimogêneo para reprimir manifestantes que pretendiam invadir o centro de convenções onde ocorre a COP-15. Pelo menos 230 manifestantes foram detidos nos choques ocorridos hoje, disse Per Larsen, porta-voz da polícia dinamarquesa. Imagens exibidas pela televisão mostravam um homem sendo retirado de cima de uma viatura de polícia e atingido por um agente com um cassetete.

Não há informações sobre quantas pessoas ficaram feridas durante a repressão ao protesto. Centenas de manifestantes participaram da tentativa de ocupação. Eles diziam querer invadir o local da conferência e transformá-lo em uma "assembleia popular". As informações são da Dow Jones.

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Salário mínimo em Portugal é um dos menores da Europa; veja valores

Austrália paga um dos maiores salários mínimos do mundo; veja valor

Estados Unidos e Paraguai anunciam acordo para combater crime organizado

Acordo UE-Mercosul poderá ser 'congelado' após aprovação, diz site