Mundo

Presidente da COP-15 renuncia

Mudanças de última hora acirram os ânimos da conferência

A presidente da conferência climática de Copenhague, Connie Hedegaard, será substituída pelo primeiro-ministro da Dinamarca, Lars Loekke Rasmussen (.)

A presidente da conferência climática de Copenhague, Connie Hedegaard, será substituída pelo primeiro-ministro da Dinamarca, Lars Loekke Rasmussen (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

Copenhague - A presidente da 15ª Conferência das Nações Unidas para o Clima (COP-15) em Copenhague, Connie Hedegaard, renunciou ao posto hoje e será substituída pelo primeiro-ministro da Dinamarca, Lars Loekke Rasmussen, anunciou o secretário-executivo da Convenção-Quadro da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas, Yvo de Boer. Hedegaard presidiu na manhã de hoje uma sessão plenária da cúpula climática e disse que, restando apenas dois dias para o encerramento do evento, ainda não há consenso sobre uma série de temas abordados na negociação de um novo acordo climático global.

"Com tantos chefes de Estado e de governo chegando (a Copenhague) para dar suas posições, é adequado que o primeiro-ministro dinamarquês passe a presidir" a conferência, declarou Connie Hedegaard, por meio de nota. A expectativa é de que a conferência climática termine na sexta-feira, quando líderes mundiais se reunirão na tentativa de fechar um acordo capaz de suceder o Protocolo de Kyoto, que expira em 2012.

Policiais usaram hoje cassetetes e bombas de gás lacrimogêneo para reprimir manifestantes que pretendiam invadir o centro de convenções onde ocorre a COP-15. Pelo menos 230 manifestantes foram detidos nos choques ocorridos hoje, disse Per Larsen, porta-voz da polícia dinamarquesa. Imagens exibidas pela televisão mostravam um homem sendo retirado de cima de uma viatura de polícia e atingido por um agente com um cassetete.

Não há informações sobre quantas pessoas ficaram feridas durante a repressão ao protesto. Centenas de manifestantes participaram da tentativa de ocupação. Eles diziam querer invadir o local da conferência e transformá-lo em uma "assembleia popular". As informações são da Dow Jones.

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame