O presidente argentino Alberto Fernández discursa na Assembleia Geral da ONU, em sua sede em Nova York, em 20 de setembro de 2022. (AFP/AFP)
AFP
Publicado em 19 de novembro de 2022 às 15h31.
O presidente argentino Alberto Fernández foi submetido a uma endoscopia neste sábado (19) em Buenos Aires, após uma gastrite erosiva que sofreu esta semana durante a cúpula do G-20 em Bali.
Fernández "realizou exames endoscópicos na ocasião e não foram encontradas lesões com sangramento ativo", informou a Unidade Médica Presidencial em um comunicado.
"É indicado repouso e retomada gradual das atividades laborais", acrescenta o texto assinado pelo médico Federico Saavedra.
Na terça-feira, o presidente apresentou um quadro de gastrite que o obrigou a se ausentar de parte da cúpula dos líderes do G20, da qual participava em Bali.
O presidente sofreu um episódio de hipotensão e tontura que, após avaliação da equipe médica, foi diagnosticado como "gastrite erosiva com sinais de sangramento".
Depois de se recuperar, Fernández se reuniu com o presidente chinês, Xi Jinping, e com a diretora do FMI, Kristalina Georgieva, antes de retornar à Argentina.