Mundo

Chávez enfrenta pós-operatório "complexo", diz vice

O presidente passou nesta semana pela quarta cirurgia em Cuba contra o câncer


	Hugo Chávez: o presidente venezuelano indicou Nicolás Maduro como potencial sucessor para governar o país
 (REUTERS/Miraflores Palace/Divulgação)

Hugo Chávez: o presidente venezuelano indicou Nicolás Maduro como potencial sucessor para governar o país (REUTERS/Miraflores Palace/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de dezembro de 2012 às 16h33.

Caracas - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, enfrentará um pós-operatório "complexo" e uma recuperação dura após se submeter a uma quarta cirurgia em 18 meses contra um câncer, disse nesta quarta-feira o vice-presidente do país, Nicolás Maduro, que pediu unidade nacional frente aos "dias difíceis" que estão por vir.

Chávez foi submetido na terça-feira a uma delicada intervenção cirúrgica de seis horas em Havana, Cuba, para combater o reaparecimento de células malignas na região pélvica.

"(Que) nosso povo esteja serenamente preparado para enfrentar esses dias duros, complexos e difíceis que vamos viver", disse Maduro, visivelmente consternado, com a voz embargada em alguns momentos.

O vice-presidente e sucessor político de Chávez falou em rede nacional de rádio e televisão acompanhado pelo ministro do Petróleo, Rafael Ramírez, e o presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, com quem esteve reunido na madrugada.

No sábado, Chávez surpreendeu o mundo ao anunciar a volta do câncer e pela primeira vez deu uma ideia da gravidade ao indicar Maduro, que também é chanceler, como seu potencial sucessor caso as circunstâncias o obriguem a se afastar do poder a poucos dias de assumir um novo mandato de seis anos, em 10 de janeiro.

"A todos os venezuelanos reafirmamos nossa absoluta convicção de que continuaremos enfrentando esse processo complexo, duro e difícil que estamos vivendo com integridade (e com) a confiança de que com Deus vamos vencer e, mais cedo do que tarde, vamos ter nosso comandante-presidente aqui", concluiu Maduro.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCâncerDoençasHugo ChávezPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Cardeais discutem situação financeira da Santa Sé, um dos desafios do novo papa

Trump diz não querer que China sofra com tarifas que impôs ao país

Ucrânia expressa disponibilidade para declarar trégua de até 3 meses

O que acontece quando um país muda sua capital?