Premiê japonês atribui alta do iene à política dos EUA
a quarta-feira, o Fed anunciou que vai injetar mais US$ 600 bilhões na economia americana
Da Redação
Publicado em 6 de novembro de 2010 às 13h44.
São Paulo - A alta do iene e de moedas de países emergentes foi em boa parte provocada pelo enfraquecimento do dólar, uma consequência do relaxamento da política monetária dos Estados Unidos, o primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, disse neste sábado em entrevista ao blog Japan Real Time.
Em reunião hoje em Kyoto, no Japão, muitos ministros da fazenda da Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC, na sigla em inglês) fizeram coro ao premiê e disseram que a política do Federal Reserve, o banco central dos EUA, está causando "muitos problemas" à economia mundial.
Na quarta-feira, o Fed anunciou que vai injetar mais US$ 600 bilhões na economia americana por meio de compras de títulos do Tesouro.
Na entrevista ao Japan Real Time, Kan também criticou a proposta de Washington de impor restrições aos superávits comerciais. "Precisamos discutir melhor se é apropriado estabelecer limites máximos ou mínimos aos saldos comerciais em relação ao PIB, já que inúmeros fatores afetam as balanças comerciais", disse. "Eu, particularmente, não acho que seja apropriado".